Governo de Londres pode assumir obras da Olimpíada

A crise econômica mundial pode obrigar o poder público britânico a assumir parte das obras que seriam bancadas pela iniciativa privada para a Olimpíada de Londres. Segundo o jornal "The Times", isso poderá custar ao contribuinte quase 900 milhões de libras (aproximadamente R$ 3,271 bilhões) a mais do que o previsto no orçamento para a realização dos Jogos.Antes de as bolsas de valores de todo o mundo despencarem, a empresa Lendlease esperava que investidores disponibilizassem 1 bilhão de libras para construir a Vila Olímpica e 200 milhões de libras para o centro de imprensa. Agora, afirma que não conseguiu financiamento para as obras por causa da crise financeira, ainda que o projeto inicial da Vila tenha sofrido mudanças - o número de casas a serem construídas foi reduzido de 4 mil para 2,8 mil, o que obrigará todos os atletas a dividirem quartos.Segundo o jornal inglês, o ministro da Economia, Alistair Darling, a ministra responsável pelos Jogos, Tessa Jowell, e a secretária de Estado para as Comunidades, Hazel Blears, ainda não conseguiram entrar em um acordo sobre como reunir o dinheiro necessário para as obras. Blears estaria relutando a liberar 250 milhões de libras para os gastos extras.A Autoridade Olímpica de Entregas, que cuida do cumprimento do prazo para conclusão das obras das arenas dos Jogos, afirmou que ainda há tempo para a captação de dinheiro na iniciativa privada, mas admitiu que os ministros estão sob pressão para que assumam os custos, de maneira a restabelecer a confiança de que tudo ficará pronto a tempo.As autoridades britânicas tiveram nesta segunda-feira pelo menos um motivo para respirar mais aliviadas. A maior indústria de doces do mundo, a Cadbury, fechou acordo para patrocinar a Olimpíada - fornecerá todo o suprimento de sorvetes a serem vendidos nas arenas dos Jogos. A empresa vai pagar 20 milhões de libras pelo privilégio.A Cadbury estaria na faixa número 2 de patrocinadores, que inclui a empresa de serviços financeiros Deloitte. Para fazer parte da faixa principal, como Adidas, British Airways ou Nortel, o interessado precisa desembolsar não menos do que 40 milhões de libras.O acordo com a Cadbury, no entanto, contraria o projeto da candidatura de Londres de usar o evento para promover um estilo de vida mais saudável. O que conta a favor da empresa de doces é o fato de ela ser presença tradicional em eventos esportivos: esteve na Olimpíada de Sydney, em 2000, e nos Jogos da Commonwealth (Comunidade Britânica) de Melbourne, em 2006.

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