André Dusek/Estadão
André Dusek/Estadão

Governo promete varredura em todo o País e em outros esportes

Ideia é verificar situação dos centros de treinamento de basquete, vôlei, natação, ginástica e atletismo

Raphael Ramos, O Estado de S. Paulo

17 de fevereiro de 2019 | 04h33

O governo federal também vai atuar na fiscalização das condições de infraestrutura de centros de treinamento em todo o País. Por determinação do ministro da Cidadania, Osmar Terra, o secretário especial do Esporte, Marco Aurélio Vieira, vai coordenar um levantamento nacional sobre os locais.

A ideia é fazer um estudo abrangente para verificar a situação dos espaços não apenas de clubes de futebol, mas também de agremiações de basquete, vôlei, natação, ginástica, atletismo e outros esportes.

As ações estão em andamento e a Secretaria Especial de Esportes ainda está finalizando a estratégia a ser adotada pelos órgãos. Uma das ideias de Vieira é atuar em conjunto com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

O governo estuda, por exemplo, a possibilidade de as pastas elaborarem em conjunto um caderno técnico com orientações e regras que deverão ser seguidas pelos clubes. Essas normas definirão, entre outros itens, condições de trabalho e alojamento em que jovens das categorias de base devem ser mantidos nas dependências dos clubes. 

Também devem ser incluídos no caderno técnico do governo federal alertas e procedimentos cujo objetivo é prevenir casos de assédio moral e sexual, trabalho análogo à escravidão e discriminação racial.

 
Notícias relacionadas

    Encontrou algum erro? Entre em contato

    Tendências:

    O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.