Guilherme pode ficar fora do elenco do Corinthians no Mundial

Fifa contesta inscrição do volante que era da Portuguesa. Se ele não puder ir, William Arão ficará com a vaga

Vítor Marques, O Estado de S.Paulo

27 de novembro de 2012 | 02h09

SÃO PAULO - O Corinthians enviou à Fifa a lista dos 23 jogadores que vão ao Mundial do Japão com uma pendência. O volante Guilherme pode dar lugar a Willian Arão. No mais, não houve surpresas. Como era esperado, o chinês Zizao ficou de fora - assim como o peruano Ramirez, que vinha tendo pouco espaço no time e já negocia sua saída do clube.

A inscrição de Guilherme foi questionada pela Fifa porque o jogador foi contratado depois de 15 agosto, após o fechamento da janela de transferências internacionais.

O Corinthians alega que a contratação de Guilherme não inviabiliza sua inscrição porque tratou-se de uma transferência nacional - ele defendia a Portuguesa e a CBF permite esse tipo de negociação.

Caso a Fifa não aceite esse argumento e vete a participação de Guilherme no Mundial, o clube vai inscrever Willian Arão, que também é volante.

Foi fácil para Tite cortar Ramirez porque o time já conta com dois meias que vêm atuando bastante, Douglas e Danilo, e uma série de atacantes. Como o treinador tem dois esquemas em mente (com dois ou três atacantes), Ramirez não teria muita chances de jogar - Tite preferiu dar chance ao garoto Giovanni, que é mais ofensivo.

O time que vai ao Mundial não tem jogadores reservas para duas posições: a lateral-esquerda e a de primeiro volante.

Tite vem testando jogadores para essas duas posições. Na lateral, Guilherme Andrade, que é lateral-direito, vem substituindo Fábio Santos quando necessário. E Anderson Polga é uma opção para jogar no lugar de Ralf caso o volante titular se machuque ou seja suspenso.

O treinador ainda não revelou qual será seu time titular, mas tudo indica que já tem definido seus 11 jogadores. O mais provável é que ele escale dois meias, Douglas e Danilo, e dois atacantes, Emerson Sheik e Guerrero.

A entrada de um terceiro atacante (Romarinho, Jorge Henrique ou Martínez) no lugar de um dos meias seria um plano B, uma maneira de o técnico mudar o jogo. Mas Tite faz questão de ressaltar que a equipe está preparada para atuar em qualquer uma dessas formações.

TESTE

O clássico contra o São Paulo, domingo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, deve ser grande teste para o time que Tite pretende colocar em campo na estreia no Mundial. O técnico terá todos os principais jogadores à disposição - ele só espera o departamento médico liberar Fábio Santos, que se recupera de uma lesão leve na coxa esquerda.

O Corinthians viaja para o Japão na madrugada de segunda para terça-feira. O time fará uma escala em Dubai, no Emirados Árabes, antes de chegar a Nagoya dia 6.

A estreia no Mundial será no dia 12 dezembro, na cidade de Toyota, contra um adversário que ainda não está definido.

Veja a lista completa dos jogadores escolhidos pelo treinador, pela ordem de numeração de suas camisas:

1 Júlio César

2 Alessandro

3 Chicão

4 Wallace

5 Ralf

6 Fábio Santos

7 Martínez

8 Paulinho

9 Guerrero

10 Douglas

11 Emerson

12 Cássio

13 Paulo André

15 Anderson Polga

20 Danilo

21 Edenilson

22 Danilo Fernandes

23 Jorge Henrique

26 Guilherme Andrade

28 Felipe

29 Giovanni

31 Romarinho

35 Guilherme ou Willian Arão (17)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.