Inspetores do COI ficam 'impressionados' com Tóquio

Os inspetores do Comitê Olímpico Internacional (COI) encerraram neste domingo a visita a Tóquio, dizendo que ficaram "muito impressionados" com a candidatura da cidade para receber a Olimpíada de 2016. A capital japonesa concorre com Rio de Janeiro (Brasil), Chicago (Estados Unidos) e Madri (Espanha) na eleição da sede dos Jogos, que acontecerá no dia 2 de outubro.

AE-AP, Agencia Estado

19 de abril de 2009 | 07h31

Foram quatro dias de vistoria dos 13 inspetores do COI em Tóquio. Nesse período, eles visitaram os locais previstos para receberem as competições e os atletas durante o evento. Também tiveram encontros com governantes japoneses. E até viram uma pequena manifestação contra a realização dos Jogos Olímpicos na cidade, ocorrida na última sexta-feira.

Ao comentar o saldo final da visita, uma das inspetoras do COI, Nawal el Moutawakel, disse que a candidatura de Tóquio deixou todos "muito impressionados". A principal vantagem do projeto japonês é a proximidade de todos os locais do evento, incluindo as arenas de competição e a Vila Olímpica, um "conceito compacto" que também foi bastante elogiado pela comitiva.

Tóquio foi a segunda finalista visitada pelos inspetores do COI - antes, passaram por Chicago. Agora, eles partem para o Rio, onde devem começar a vistoria no dia 29 de abril. E, por fim, irão a Madri. Assim, poderão fazer um relatório completo sobre as quatro cidades que desejam sediar a Olimpíada de 2016, o que ajudará os membros da entidade a votar na eleição.

Tudo o que sabemos sobre:
OlimpíadaCOITóquio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.