Pascal Le Segretain/Reuters
Pascal Le Segretain/Reuters

Isinbayeva dá à luz em junho e voltará a treinar por Rio-2016, diz técnico

Yevgueni Trofimov diz que recordista mundial quer disputar mais uma edição olímpica; retorno às pistas ainda não é conhecido

O Estado de S. Paulo

14 de maio de 2014 | 16h02

MOSCOU - A recordista e campeã mundial do salto com vara, Yelena Isinbayeva, está prestes a ser mãe. Segundo o técnico da atleta russa, Yevgueni Trofimov, ela dará à luz em meados de junho e voltará a treinar o quanto antes, por causa da Olimpíada do Rio, em 2016.

 

"Dentro de aproximadamente um mês, Yelena será mãe pela primeira vez. Agora, ela se prepara para esse momento importante e está muito bem, muito animada", disse o técnico. A última competição de Isinbayeva foi o Mundial de Moscou, em agosto de 2013, quando foi campeã. Na competição disputada diante de sua torcida, a saltadora havia afirmado que tinha planos de engravidar e retornar às competições a tempo de estar na Olimpíada.

 

Passados os quase nove meses de gestação, a russa de 31 anos (completa 32 no dia 3 de junho) reafirmou seu desejo, o que deixou Trofimov bastante satisfeito. Afinal, para o técnico, Isinbayeva tem condições de saltar 5,15 m ou 5,20 m - ela alcançou 5,06 m em 2009.

 

"Yelena afirmou que vai voltar a competir e que quer participar dos Jogos do Rio. E ela tem meu total apoio", garantiu Trofimov. Além de ter batido 28 recordes mundiais, a russa conquistou dois ouros olímpicos (Atenas-2004 e Pequim-2008) e o bronze em Londres-2012.

 

Ainda não há uma previsão de quando a saltadora voltará a competir, o que será decidido apenas após a retomada dos treinos. "Em Volgogrado temos boas condições de treinamento em qualquer período do ano. Dispomos de uma pista coberta e de toda a infraestrutura necessária."

 

Yelena Isinbayeva nunca fez comentários a respeito da gravidez, embora o avanço da gestação tenha ficado evidente durante a Olimpíada de Inverno de Sochi, em fevereiro. Ela desempenhou o papel de "prefeita" da Vila de Atletas e também participou das cerimônias de abertura e encerramento. Da mesma maneira, nunca mencionou o nome do pai da criança. A imprensa russa diz que o namorado de Yelena é Nikita Petinov, de 24 anos, atleta do lançamento do dardo que não tem resultados relevantes em nível internacional.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.