Istambul, na Turquia, formaliza candidatura aos Jogos Olímpicos de 2020

Primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan destaca o recente crescimento da economia do país

AE, Agência Estado

13 de agosto de 2011 | 10h29

ANCARA - O primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan anunciou formalmente neste sábado a candidatura de Istambul para sediar a Olimpíada de 2020 e expressou confiança de que a cidade será bem sucedida em sua quinta tentativa de receber os Jogos. Em julho, o ministro do Esporte da Turquia, Suat Kilic, havia anunciado a candidatura de Istambul.

Erdogan disse que o sucesso da economia da Turquia e as lições aprendidas com as candidaturas anteriores fazem da cidade um forte concorrente. "Estamos muito animados porque desta vez nós sinceramente acreditamos que vamos atingir nosso objetivo", disse Erdogan em um discurso televisionado em todo o país.

No ano passado, o mundo foi abalado por uma grave crise econômica. "Nós emergimos com sucesso da crise global. A Turquia é uma das economias em mais rápido crescimento. Temos investido no esporte e continuaremos a fazê-lo".

Istambul fracassou nas tentativas de receber a Olimpíada em 2000, 2004, 2008 e 2012. Erdogan disse que desde a sua primeira candidatura, a Turquia construiu estádios e centros esportivos em Istambul, e adotou medidas para aliviar os problema de congestionamento no trânsito, considerado o grande gargalo da cidade. "Tivemos várias deficiências, mas Istambul é hoje uma cidade que as venceu", disse Erdogan, citando obras na infraestrutura da cidade.

Além de Istambul, Roma, Madrid e Tóquio já anunciaram suas candidaturas. Outro potencial adversário é Doha, no Catar. A África do Sul revelou que não iria concorrer, mas indicou que ainda poderia mudar a sua decisão. Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que foi atingida pela crise econômica mundial, decidiu não se candidatar, mas disse que vai avaliar a participação no processo de escolha da sede da Olimpíada de 2024. O COI escolherá a sede da Olimpíada de 2020 em 2013.

A Turquia está tentando elevar o perfil do país através do esporte. No mês passado, o país recebeu os Jogos Europeus da Juventude na cidade portuária de Trabzon. Outros grandes eventos esportivos internacionais realizados na Turquia recentemente incluem a Universiade de Inverno em Erzurum no início deste ano e o Mundial de Basquete em 2010. Istambul sediou uma corrida de Fórmula 1 desde 2005, mas foi retirada do calendário de 2012. A Turquia também sediará os Jogos do Mediterrâneo em 2013, depois da vizinha Grécia, em crise econômica, decidir não realizá-los.

Tudo o que sabemos sobre:
OlimpíadasIstambul 2020candidatura

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.