Stefano Rellandini/Reuters
Stefano Rellandini/Reuters

Italiano Di Luca assume liderança da Volta da Itália

Ele chegou na segunda colocação na quinta etapa, atrás do russo Dennis Menchov; Armstrong é o sexto

AE-AP, Agencia Estado

13 de maio de 2009 | 14h31

O ciclista italiano Danilo Di Luca, da equipe irlandesa L.P.R. Brakes Farnese-Vini, assumiu a liderança da classificação geral da Volta da Itália, ao superar o sueco Thomaz Lovkvist na quinta etapa da prova, disputada nesta quarta-feira, entre as cidades de San Martino di Castrozza e Alpe di Siusi, no norte da Itália.

O vencedor da etapa foi o russo Dennis Menchov, que completou os 125 quilômetros de percurso em 3 horas 15 minutos e 24 segundos. Di Luca foi segundo, apenas dois segundos atrás de Menchov, mas foi o suficiente para assumir a liderança geral, com o tempo de 16 horas 20 minutos e 44 segundos. O sueco Lovkvist chegou em terceiro lugar na etapa desta quarta-feira, cinco segundos atrás do líder, e agora tem cinco segundos de desvantagem para Di Luca na classificação geral.

O norte-americano Lance Armstrong, que voltou a competir no começo ano, após três anos de aposentadoria, foi apenas o 35.º colocado da etapa, ao cruzar a linha de chegada 2 minutos e 58 segundos atrás de Menchov. Na classificação geral, Armstrong caiu da 6.ª para a 22.ª posição, com 3 minutos e 34 segundos de desvantagem para Di Luca.

"Definitivamente estou um pouco cansado. Foi um esforço grande", disse Armstrong após a prova. "Sabia que ficaríamos para trás, e tratamos de limitar as perdas. Pensei que estaria a dois minutos, mas três está bem", explicou.

Na quinta-feira, os ciclistas voltam à estrada para a sexta etapa da Volta da Itália, que será disputada entre as cidades de Bressanone e Brixen Mayrhofen, na Áustria, em um percurso de 248 quilômetros.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.