PUBLICIDADE

Publicidade

Italiano Nibali amplia vantagem na liderança da Volta da França

Ciclista termina a disputa do dia na segunda colocação

Por AE
Atualização:

O polonês Rafal Majka venceu neste sábado a 14.ª etapa da Volta da França, no segundo dia de subidas dos Alpes, o que levou o pelotão ao ponto mais alto da prova, enquanto o italiano Vincenzo Nibali manteve a camiseta amarela, utilizada pelo líder, e ainda ampliou a sua vantagem na liderança ao terminar a disputa do dia na segunda colocação. Majka liderou uma escapada na subida final de uma etapa com um trecho de 177 quilômetros, que contou com duas colinas íngremes e foi encerrada na estação de esqui de Risoul. A dobradinha da etapa deste sábado foi invertida em relação ao resultado da disputa na última sexta-feira, quando Nibali ganhou e Majka foi quem ficou em segundo lugar. A vitória do polonês, de 24 anos, deu o primeiro triunfo em uma etapa para a equipe Tinkoff-Saxo, que está sem o seu líder Alberto Contador. O bicampeão espanhol abandonou a disputa com uma fratura na perna, ao sofrer uma queda na décima etapa.

15.ª etapa da Volta da França será disputada neste domingo Foto: Cristophe Ena/AP

PUBLICIDADE

"Estou realmente feliz", disse Majka, que ficou em sexto lugar no Giro d''Italia deste ano. "Estou um pouco cansado, mas eu tive uma primeira semana tranquila para ajudar Alberto. Ele quebrou meu coração, quando teve que sair".

A etapa não alterou os cinco primeiros lugares da classificação geral. Mas com o resultado, Nibali ampliou a sua vantagem na liderança para os seus principais rivais, fazendo a Volta da França se tornar a partir de agora e até o seu encerramento em 27 de julho, em Paris, parecer cada vez mais uma disputa pelas demais posições no pódio.

Nibali cruzou a linha de chegada 24 segundos atrás de Majka, seguido pelo francês Jean-Christophe Péraud, o terceiro, dois segundos mais lento. Dois outros ciclistas franceses, Thibaut Pinot e Romain Bardet, tiveram um sprint e cruzaram 24 segundos mais tarde. O norte-americano Tejay van Garderen foi o quinto, 54 segundos abaixo do polonês.

Já Alejandro Valverde perdeu um minuto para Nibali. Na classificação geral, então, o italiano, com um tempo total de 61h52min54, leva vantagem de 4min37 para o espanhol, o segundo colocado. Bardet é o terceiro, 13 segundos atrás.

A 15.ª etapa da Volta da França será disputada neste domingo, em um trecho montanhoso de 222 quilômetros entre as cidades de Tallard e Nimes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.