Itaquerão avança e já tem 50% das obras concluídas

Comitiva da Fifa e do COL visita arena corintiana e aprova ritmo da construção do palco da abertura do Mundial 2014

PAULO FAVERO, O Estado de S.Paulo

11 de setembro de 2012 | 03h07

O estádio do Corinthians em Itaquera já ultrapassou uma barreira psicológica importante: 50% de avanço nas obras, segundo estimativa de Frederico Barbosa, gerente de operações da Odebrecht. No último balanço, no final do mês, o clube havia divulgado 48,74%. "Se pensar neste momento, já passamos a marca de 50%, pois estamos perto da metade do mês. Estamos evoluindo entre 3% e 4% ao mês", conta.

A arena, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, recebeu ontem a visita de uma comitiva de 40 pessoas, entre elas representantes da Fifa, do COL (Comitê Local) e do governo do estado. Para Fúlvio Danilas, diretor do escritório da Fifa no Brasil, a inspeção foi muito proveitosa. "Temos uma equipe muito grande e já estivemos aqui em outras oportunidades", diz, citando o avanço nas obras.

Já Ricardo Trade, diretor executivo de operações e competições do COL, garante que a arena ficará pronta em dezembro do próximo ano. "Pelos relatos, o cronograma estabelece a entrega para esta data e não temos preocupação quanto a isso. Dá para perceber que o estádio começa a tomar forma", afirma.

As obras em Itaquera começaram em 30 de maio do ano passado. São pouco mais de 15 meses de trabalho, mas os especialistas apontam que isso não significa mais 15 meses de obra justamente por estar na metade do trabalho. O prédio leste, por exemplo, está 90% pronto. "Em dois meses vamos acabar a parte de concreto do prédio oeste, faltando fazer apenas a ligação para a Radial Leste", revela Barbosa.

Um dos fatores que mais ajudaram na aceleração das obras no Itaquerão foi a estiagem na cidade de São Paulo. Com pouca chuva, o ritmo de trabalho foi forte, mas o gerente da Odebrecht sabe que a situação pode se inverter nos próximos meses. "Não temos folga no prazo. Sabemos que agora vem um período de chuva e os raios também atrapalham", lembra, citando a colocação da cobertura, prevista apenas para 2013, como um grande desafio de engenharia.

Entorno. Amanhã, o governador Geraldo Alckmin dará o pontapé inicial nas obras viárias em Itaquera. Segundo Raquel Verdenacci, coordenadora da secretaria executiva do Comitê Paulista, ele estará presente no bairro e mostrará o plano geral de mobilidade para Itaquera e a nova maquete. "Será um investimento de cerca de R$ 450 milhões, que começará pelo alargamento da Radial Leste", explica Raquel.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.