Enrique De La Osa/Reuters
Enrique De La Osa/Reuters

Japão se classifica às semifinais do World Baseball Classic

Atual campeão do WBC elimina Cuba, que fica de fora de uma fase final de competição após 51 anos

Redação, estadao.com.br

19 de março de 2009 | 13h41

Com muita facilidade, o Japão venceu Cuba por 5 a 0 na partida eliminatória do Grupo 1 do World Baseball Classic, na noite de quarta-feira, em San Diego, e manteve sua luta para manter o título da competição, enquanto os cubanos estão eliminados.

Agora, os japoneses, que garantiram vaga nas semifinais, disputarão o primeiro lugar do grupo diante dos rivais sul-coreanos, que o venceram anteriormente por duas vezes. A partida acontece na madrugada desta quinta (horário de Brasília). Venezuela - como vencedora do Grupo 2 - e Estados Unidos são os outros classificados às semifinais.

FÁCIL E HISTÓRICO

Apesar da fama que o beisebol cubano carrega, foi o Japão quem comandou todas as ações da partida, anotando duas corridas logo na quarta entrada. Com a vantagem no placar, os japoneses fecharam o jogo com mais duas corridas no mesmo estádio (Petco Park, em San Diego) onde conquistou o título da competição há três anos atrás, justamente diante dos cubanos.

Para Cuba, a derrota significa estar de fora de uma semifinal de qualquer torneio internacional pela primeira vez desde 1951. Os cubanos estiveram em finais por 40 vezes seguidas, contando a Copa do Mundo da IBAF, copa internacionais, olimpíadas e o World Baseball Classic.

PRIMEIRO

Mostrando que pode ser a grande surpresa da competição, a Venezuela venceu o rival Estados Unidos por 10 a 6 para garantir a primeira posição do Grupo 2 e a vantagem de enfrentar o segundo colocado do Grupo 1, no sábado.

Já os Estados Unidos, como perdedor de sua chave, terá pela frente o vencedor do Grupo 1, no domingo, para definir os finalistas do WBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.