Kyodo/AP
Kyodo/AP

AO VIVO

Confira tudo sobre a Copa do Mundo da Rússia 24 horas por dia

Japonês da canoagem é suspenso por 8 anos por provocar doping de rival

Yasuhiro Suzuki admitiu que colocou esteroides anabolizantes em uma bebida do compatriota Seiji Komatsu

Estadão Conteúdo

09 Janeiro 2018 | 11h14

A Agência Antidoping do Japão revelou um caso incomum de doping nesta terça-feira. Yasuhiro Suzuki, da canoagem, foi suspenso por oito anos por ter provocado o doping de um rival no Campeonato Nacional do ano passado, disputado em setembro.

+ Além da Copa do Mundo, veja os melhores eventos esportivos de 2018

+ Brasileiro salva surfista de elite desacordado após acidente no mar

De acordo com a entidade, Suzuki admitiu que "batizou" uma bebida do compatriota Seiji Komatsu com esteroides anabolizantes, provocando o resultado positivo no teste realizado pelo rival nas semanas seguintes.

A Federação de Canoagem do Japão iniciou a investigação quando Komatsu testou positivo, mas insistiu em negar qualquer consumo de substâncias proibidas. Durante a apuração do caso, Suzuki admitiu que colocou o esteroide, totalmente proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada) em uma bebida de Komatsu.

Trata-se do primeiro caso em que um atleta falha num teste antidoping por conta de contaminação deliberada, segundo a agência japonesa.

Yasuhiro Suzuki tem como um dos seus melhores resultados no caiaque a medalha de bronze obtida na prova K1 1000 metros nos Jogos Asiáticos de 2010.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.