Jogos de 2016 entram em reta final para escolha de sede

A corrida para sediar a Olimpíada de 2016 entrou nesta quarta-feira em sua reta final. As quatro cidades candidatas, entre elas o Rio de Janeiro, apresentam seus planos ao Comitê Olímpico Internacional (COI) antes da escolha, em outubro, do local que abrigará o evento.

KAROLOS GROHMANN, REUTERS

17 de junho de 2009 | 11h36

Tóquio e Chicago tiveram a chance de apresentar suas candidaturas a cerca de 93 dos 107 membros do COI na manhã desta quarta-feira, com Rio de Janeiro e Madri esperados para mostrar seus projetos ainda neste dia.

O COI escolherá a cidade sede no dia 2 de outubro, em votação em Copenhague.

"Eu acho que a equipe foi muito bem", afirmou o chefe da candidatura de Chicago, Pat Ryan, enquanto algumas pessoas que se opõem aos Jogos na cidade norte-americana se juntaram do lado de fora do Museu Olímpico distribuindo folhetos pelo segundo dia.

Chicago planeja realizar grande parte dos Jogos no centro da cidade e em parques nas margens do Lago Michigan.

"Eles fizeram um trabalho muito profissional", disse o membro do COI Kevan Gosper. "Houve muitas perguntas e respostas."

Uma ausência notável do vídeo de Chicago foi a do presidente norte-americano, Barack Obama, que passou grande parte da sua vida política na cidade. A candidatura de Tóquio incluiu uma mensagem do primeiro-ministro, Taro Aso.

O premiê, que foi atleta olímpico nos Jogos de Montreal, em 1976, afirmou que o governo japonês está apoiando totalmente a candidatura de Tóquio.

A cidade apresentou uma candidatura compacta, com a Baía de Tóquio como coração dos Jogos e o comitê alardeando que possui 4 bilhões de dólares "no banco hoje".

Tudo o que sabemos sobre:
OLIMPRETAFINAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.