Jogos Olímpicos chegam ao fim: relembre algumas das surpresas de Londres/2012

LONDRES - Às vezes de onde não se espera muito é de onde vem as mais gratas surpresas. Os Jogos Olímpicos de Londres registraram alguns desses momentos especiais, de superação, em que o competidor menos cotado acabou festejando a conquista. O Brasil tem um desses casos, com Arthur Zanetti. 

O Estado de S.Paulo,

12 de agosto de 2012 | 15h42

Arthur Zanetti - ginástica - argolas

O grande nome da ginástica brasileira era Diego Hypolito. Mas foi um paulista de São Caetano do Sul, Arthur Zanetti,  que chegou em silêncio a Londres e levou a maior nota na prova das argolas. O brasileiro ficou com o ouro, deixando para trás chineses e italianos. Zanetti foi responsável por um dos três ouros do País em Londres/2012.

Ye Shiwen - natação

A chinesa de 16 anos assombrou o mundo ao ganhar duas medalhas de ouro em Londres. Em uma das vitórias, ela nadou os 50m finais da prova de 400m medley mais rápido que o americano Ryan Lochte, campeão da mesma prova entre os homens. Foi espantoso.

França - natação

O quarteto francês desbancou o completo favoristismo norte-americano para ficar com a medalha de ouro no revezamento 4x100m. Eles mereceram a festa depois na beira da piscina.

Boxe brasileiro

A última medalha do Brasil na modalidade em Jogos Olímpicos tinha sido em 1968, com Servílio de Oliveira. Em Pequim/2012, o time nacional passou em branco. Mas valeu a espera por Londres/2012: a recompensada foi de duas medalhas de bronze (Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo) e uma de prata (Esquiva Falcão).

Sarah Menezes - judô

Logo no primeiro dia de competições a piauiense de 22 anos surpreendeu a atual campeã olímpica Alina Dumitru, da Romênia, e ficou com a medalha de ouro na categoria até 48 kg. O Brasil começaca pela primeira vez uma edição dos Jogos Olímpicos ganhando uma medalha de ouro.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.