John Locher/AP - 03/01/2015
John Locher/AP - 03/01/2015

Jon Jones é pego no doping por uso de cocaína e se interna

Mostra foi colhida no início de dezembro, durante a preparação do campeão para luta com Cormier, e astro não perderá cinturão

Estadão Conteúdo

06 de janeiro de 2015 | 21h13

Mais uma bomba caiu sobre o UFC, principal evento de MMA do mundo, nesta terça-feira. Maior astro da atualidade e líder do ranking "peso por peso", que engloba todos os lutadores da franquia, o norte-americano Jon Jones testou positivo para um derivado da cocaína e foi internado em uma clínica de reabilitação para tratar o vício em drogas.

"Com o apoio de minha família, eu entrei em uma clínica de reabilitação para drogas. Eu quero me desculpar com a minha noiva, meus filhos, assim como minha mãe, pai e irmãos pelo erro que cometi. Eu também quero me desculpar com o UFC, com meus treinadores, meus patrocinadores e também com os igualmente importante fãs. Estou entrando neste treinamento de maneira muito séria. Por enquanto, eu e minha família pedimos privacidade", escreveu o lutador, em nota oficial divulgada nesta noite.

Jon Jones, ainda invicto no MMA e responsável por alguns dos nocautes mais espetaculares da história, testou positivo para um metabólito da cocaína em um exame-surpresa realizado no dia 4 de dezembro.

Ele lutou no sábado, contra Daniel Cormier, porque, pelas regras do UFC, por não estar em semana de luta no teste antidoping, não havia o impedimento de competir. Jon Jones venceu por decisão unânime dos árbitros, em Las Vegas (EUA), e defendeu seu cinturão dos meio-pesados pela oitava vez seguida.

O UFC já havia tido o ano passado marcado por escândalos de doping. A entidade resolveu começar a realizar testes surpresas e pegou, entre outros, os astros Chael Sonnen, Wanderlei Silva e Vitor Belfort. Tanto Sonnen quando Silva, que eram técnicos do reality show "The Ultimate Fighter", anunciaram aposentadoria depois do escândalo.

Dana White, presidente do UFC, declarou nota oficial de apoio a Jones. "Estou orgulhoso por Jon Jones ter tomado a decisão de entrar numa clínica de reabilitação. Estou confiante de que que ele vai emergir desse programa como o campeão que verdadeiramente é".

Tudo o que sabemos sobre:
UFCdopingJon Jones

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.