Michael Kappeler/Efe
Michael Kappeler/Efe

Jovem chinesa Ye Shiwen conquista segundo ouro no medley

Revelação de apenas 16 anos voltou a surpreender nos Jogos de Londres nesta terça-feira

Reuters

31 de julho de 2012 | 18h26

A adolescente chinesa Ye Shiwen sobreviveu a uma investida tardia de Alicia Coutts e venceu os 200m medley nesta terça-feira, arrebatando sua segunda medalha de ouro na Olimpíada de Londres.

O feito da nadadora de 16 anos se seguiu à sua incrível vitória no 400m medley, três dias antes, em mais uma mostra impressionante de força e técnica perfeita. Mas desta vez ela teve que trabalhar muito mais duro. Estava em terceiro, mas superou suas rivais e venceu em 2min07seg57.

Coutts, que conquistou um ouro no revezamento para a Austrália no sábado, chegou em segundo, pouca adiante da norte-americana Caitlin Leverenz. Stephanie Rice, medalhista de ouro em Pequim-2008, foi a quarta, e Ariana Kukors, detentora do recorde mundial, a quinta colocada.

Ye conquistou o campeonato asiático com 14 anos em 2010, e a ele somou o título mundial no ano passado, mas seu desempenho em Londres, onde milhões de pessoas de todo o mundo a veem competir pela primeira vez, desencadeou acusações veladas de doping.

Ye negou qualquer irregularidade, e autoridades olímpicas deram a entender que seu teste de doping nos 400m foi negativo. "Só comentaríamos se tivéssemos alguma descoberta adversa", disse Mark Adams, porta-voz do COI, mais cedo. "Não vou comentar, então você pode tirar suas próprias conclusões."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.