Judoca Rafaela Silva fatura bronze em Dusseldorf

O Brasil subiu ao pódio uma vez no primeiro dia de competições da etapa de Dusseldorf do Grand Prix de Judô, que dá pontos para o ranking mundial, que definirá os classificados para a Olimpíada de Londres. Neste sábado, na Alemanha, Rafaela Silva (até 57kg), que está na quarta colocação no ranking mundial da sua categoria, perdeu nas semifinais e faturou a medalha de bronze.

AE, Agência Estado

18 de fevereiro de 2012 | 16h08

Rafaela Silva estreou em Dusseldorf com uma vitória por yuko sobre a armênia Zhanna Stankevich. Depois, superou a canadense Joliane Melancon por ippon, e a cubana Yurileidys Lupetey Cobas, também por ippon. Na semifinal, porém, ela perdeu para a japonesa Anzu Yamamoto por ippon. Com o resultado, a judoca somou 80 pontos na lista.

Os outros brasileiros que competiram neste sábado não tiveram sucesso. Erika Miranda (até 52kg) estreou com a vitória sobre a romena Andreea Catuna por yuko e depois bateu a argentina Oritia Gonzalez por wazari. Depois, porém, foi eliminada ao perder para a japonesa japonesa Yuki Hashimoto, por ippon, terminando a disputa na quinta colocação.

Outra brasileira também finalizou a disputa em Dusseldorf em quinto lugar. Foi Mariana Silva (até 63kg), que conseguiu duas vitórias por ippon, contra a holandesa Esther Stam e a chinesa Lili Xu. Depois, porém, perdeu, também por ippon, para a francesa Clarisse Agbegnenou.

Na mesma categoria de Mariana Silva, o Brasil foi representado por Katherine Campos, que iniciou a sua campanha com vitória por wazari sobre a casaque Aigerim Kydyrbayeva. Em seguida, porém, ela encerrou a sua participação ao perder por ippon para a japonesa Kana Abe.

Os homens que competiram em Dusseldorf tiveram desempenho ainda pior. Felipe Kitadai (até 60kg) caiu logo na sua primeira luta, por yuko, diante do canadense Sergio Pessoa. Na mesma categoria, Breno Alves venceu o venezuelano Javier Guedez por ippon, mas em seguida perdeu, também por ippon, para o sul-coreano Gwang-Hyeon Choi. Já Luiz Revite (até 66kg) participou de dois combates. O brasileiro venceu o grego Georgios Azoidis por ippon. Depois, perdeu para o ucraniano Serhiy Debrot por wazari.

A etapa de Dusseldorf do Grand Prix prossegue neste domingo com a participação de sete brasileiros: Hugo Pessanha (até 90kg), Luciano Correa (até 100kg), Leonardo Leite (até 100kg), Daniel Hernandes (mais de 100kg), David Moura (mais de 100kg), Maria Portela (até 70kg) e Maria Suelen Altheman (mais de 78kg).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.