Judocas brasileiras faturam ouro na Copa do Mundo

Sarah Menezes (categoria até 48 kg) e Rafaela Silva (até 57 kg) superam todas as adversárias em Madrid

Agencia Estado

13 de junho de 2009 | 17h06

As judocas Sarah Menezes (categoria até 48 kg) e Rafaela Silva (até 57 kg) conquistaram neste sábado a medalha de ouro na Copa do Mundo de Madrid, na Espanha. As brasileiras são as atuais campeãs mundiais júnior em suas categorias.

Sarah, que também levou o ouro na etapa de Portugal na semana passada, venceu por ippon as três lutas deste sábado, incluindo a final, sobre a ucraniana Tetyana Lusnikova.

Já Rafaela Silva precisou vencer cinco adversárias para ficar com o ouro. A brasileira só teve dificuldade na semifinal, na qual venceu a romena Stefania Andreea Chutu por wazari. Nas demais lutas, ganhou por ippon, assim como ocorreu na final, contra a também romena Corina Caprioriu.

Satisfeita com as lutas deste sábado, a técnica da seleção brasileira feminina, Rosicléia Campos, comemorou as atuações de Sarah e Rafaela. "A equipe feminina vem mostrando seu amadurecimento e, acima de tudo, o crescimento técnico das atletas. Com atletas jovens, conquistou o respeito e admiração dos outros países", afirmou a treinadora.

Ainda neste sábado, Mariana Barros ficou com o quinto lugar na categoria até 57 kg, enquanto Ketleyn Quadros, bronze nos Jogos de Pequim, faturou o sétimo lugar. No domingo, o Brasil terá mais três judocas em ação: Camila Minakawa e Danielli Yuri (até 63 kg), e Natália Bordignon (até 70 kg).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.