Klose marca, faz história e alcança o feito de Pelé

Artilheiro polonês naturalizado alemão já fez 2 gols nesta Copa e agora corre para tentar superar marca de Ronaldo

Jamil Chade, O Estado de S.Paulo

28 de junho de 2010 | 00h00

Miroslav Klose se iguala a Pelé e já está entre os cinco maiores artilheiros da história das Copas do Mundo. Ontem, o atacante de 32 anos voltou ao time, depois de ter cumprido suspensão automática por ter sido expulso contra a Sérvia, e foi o autor do primeiro gol diante da Inglaterra. Klose já soma 12 gols em Copas do Mundo, o mesmo número do eterno Rei do Futebol.

Para alcançar o recordista - Ronaldo - Klose precisa de apenas mais três gols. Ontem, ele comemorava a marca. "Sempre sonhei desde criança ser jogador. Mas estar entre os maiores artilheiros da Copa não estava nem em meus sonhos", disse.

Além de Ronaldo (15 gols), o francês Just Fontaine tem 13 e outro alemão, Gerd Muller, soma 14. Klose não descarta que pode ultrapassar Ronaldo. Para isso, terá três partidas até a final, caso a Alemanha supere seus adversários. O primeiro é a Argentina.

Ronaldo marcou seus gols em três Copas: 1998, 2002 e 2006.

O atacante é ainda a prova de que o time multicultural da Alemanha não tem complexos sobre a origem de seus jogadores. Klose nasceu na Polônia e chega a ter o costume de falar com Podolski em campo em polonês. Em 1981, a família do jogador fugiu do regime comunista na Polônia e foi morar na França. Foi apenas em 1987 que a família se mudou para a Alemanha.

Klose herdou o futebol de seu pai, ex-jogador do Auxerre. Mas um dos maiores artilheiros das Copas não começou cedo. Até os 22 anos, Klose ainda atuava na terceira divisão do futebol alemão. Em 2000, se transferiu para o Kaiserslautern, subiu de produção e ganhou lugar na seleção que iria para a Copa de 2002. No Japão, fez 5 gols.

Em 2005, fez 25 gols em 26 jogos do campeonato nacional, sendo convocado mais uma vez para a seleção da Alemanha que disputaria o Mundial em casa em 2006. Não deu outra. Terminou o Mundial como artilheiro, com mais 5 gols. Na Copa de 2010, Klose já marcou dois e é o favorito das casas de apostas para ser o artilheiro da competição.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.