Lagat fatura tricampeonato dos 3 mil metros no Mundial

O norte-americano Bernard Lagat conquistou neste domingo o tricampeonato da prova dos 3 mil metros no Mundial Indoor, realizado em Istambul, na Turquia, ao vencer com o tempo de 7min41s44. Para isso, o veterano, de 37 anos, precisou superar uma disputa acirrada com os quenianos Augustine Choge e Edwin Soi.

AE, Agência Estado

11 de março de 2012 | 14h47

Choge ficou em segundo lugar, com o tempo de 7min41s77. Ele foi apenas um centésimo de segundo mais rápido do que o seu compatriota, que completou o pódio. Eles foram seguidos pelo britânico Mohammed Farah, que ficou na quarta colocação.

Já a etíope Meseret Defar fracassou na tentativa de conquistar o seu quinto título mundial indoor ao ser superada pela queniana Hellen Obiri na última volta dos 3 mil metros. A campeã venceu com o tempo de 8min37s16, apenas um décimo de segundo mais rápida do que Defar. A etíope Gelete Burka ficou em terceiro lugar.

O chinês Liu Xiang foi outro favorito a fracassar neste domingo no Mundial Indoor de Atletismo, apesar da ausência do cubano Dayron Robles. Ele terminou na segunda posição, com 7s49, atrás do norte-americano Aries Merritt, que marcou 7s44. A medalha de bronze foi conquistada pelo francês Pascal Martinot-Lagarde.

A jamaicana Veronica Campbell-Brown venceu a prova dos 60 metros ao superar a marfinense Murielle Ahoure nos metros finais. A medalhista de ouro marcou o tempo de 7s01, apenas 3 centésimos de segundo mais rápida do que a segunda colocada. A norte-americana Tianna Madison completou o pódio.

Campeã olímpica em 2008, a queniana Pamela Jelimo venceu a disputa feminina dos 800 metros, com o tempo de 1min58s83. A ucraniana Nataliia Lupu e a norte-americana Erica Moore completaram o pódio. A versão masculina da prova foi vencida pelo etíope Mohammed Aman.

O norte-americano Brittney Reese quebrou o recorde do campeonato e venceu a disputa do salto em distância ao atingir 7,23 metros. O grego Dimitrios Chondrokoukis faturou a medalha de ouro do salto em altura, com 2,33 metros, ao superar os russos Andrey Silnov e Ivan Ukhov em uma disputa equilibrada.

A prova do salto triplo foi vencida pelo norte-americano Will Claye, com 17,70 metros. O etíope Mohammed Aman faturou a medalha de ouro nos 800 metros. A Grã-Bretanha venceu a prova feminina do revezamento 4x400 metros e herdaram o triunfo da disputa masculina com a eliminação dos Estados Unidos.

Com os resultados deste domingo, os Estados Unidos terminaram em primeiro lugar no quadro de medalhas do Mundial Indoor de Atletismo, com nove ouros, três pratas e cinco bronzes. A Grã-Bretanha ficou na segunda colocação, com três ouros, duas pratas e quatro bronzes. Com o ouro de Mauro Vinícius da Silva no salto em distância, o Brasil ficou em 11º lugar, empatado com Costa Rica, Grécia e Nova Zelândia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.