Leandro Guilheiro é bronze no Grand Prix de Judô, etapa do Azerbaijão

Judoca, segundo no rankink mundial, segue firme para conquistar vaga para Olimpíadas de Londres

AE, Agência Estado

07 de maio de 2011 | 15h04

BAKU - Segundo melhor judoca da categoria até 81kg no ranking mundial, o brasileiro Leandro Guilheiro ficou com a medalha de bronze do Grand Prix de Baku, no Azerbaijão, neste sábado, em mais uma etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô. Ele segue firme rumo a uma vaga na Olimpíada de Londres, na qual lutarão os 22 mais bem colocados no ranking.

Em Baku, Leandro Guilheiro venceu em sequência Aleksandr Marmeljuk, da Estônia, Antoine Valois-Fortier, do Canadá, e Sergiu Toma, da Moldávia. Na semifinal, parou em Elkhan Rajabli, atleta da casa.

O Brasil compete no Azerbaijão com atletas da sua seleção militar, em uma parceria da Confederação Brasileira de Judô e a Comissão de Desporto Militar, já visando a preparação para o Jogos Mundiais Militares deste ano, que acontecerão no Rio. O desempenho da equipe, porém, não tem sido bom.

Medalhista de bronze no Masters de Baku, em janeiro deste ano, Sarah Menezes voltou ao Azerbaijão sendo a única judoca da categoria no top10 do ranking mundial. Mesmo assim, não conseguiu passar do sétimo lugar, vencendo a alemã Severine Pesch e caindo em seguida para Alexandra Podryadova, lutadora da casa.

Único outro brasileiro a ficar entre os sete primeiros em Baku até aqui foi Moacir Mendes Junior, quinto na categoria até 73kg. A etapa segue no domingo com três brasileiros no tatame: Leonardo Leite (100kg), Daniel Hernandes (absoluto) e João Gabriel Schlittler (absoluto).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.