Leandro Guilheiro fatura bronze no Mundial de Judô

PARIS - O brasileiro Leandro Guilheiro conquistou nesta quinta-feira a medalha de bronze no Mundial de Judô, que está sendo realizado em Paris, na categoria meio-médio (até 81 quilos), ao bater Elkhan Rajabli, do Azerbaijão. Antes da conquista do lutador de Santos, o País já havia faturado outras três medalhas, mas ainda não conseguiu nenhum ouro.

Wilson Baldini Jr., Agência Estado

25 de agosto de 2011 | 11h57

O bronze de Guilheiro foi conquistado em apenas 1 minuto e 26 segundos. O brasileiro superou Elkhan Rajabli, com um sedo seoi nague, que foi aplaudido pelo público francês. Esta foi a quarta medalha relevante conquistada pelo brasileiro. Guilheiro faturou bronzes nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008, além de ter sido prata no Mundial de 2010.

O triunfo veio após a derrota do judoca na semifinal da categoria meio-médio do Mundial de Judô. Guilheiro foi superado pelo montenegrino Srdjan Mrvaljevic em um duelo emocionante. O europeu abriu 1 a 0, com uma punição imposta ao brasileiro. Leandro empatou, mas levou o wazari: 10 a 1. Depois, conseguiu um yuko, justamente com mais uma punição para o rival. O placar ficou 10 a 3. Guilheiro tentou até o fim, mas não conseguiu superar o adversário.

Guilheiro estreou nesta quinta-feira com uma vitória sobre o colombiano Pedro Castro. por wazari (três punições do rival). No segundo duelo, bateu o iraniano Nejad Ghasemi, que sofreu três punições e perdeu por wazari. A terceira vitória foi sobre o francês Alain Schmitt, com uma decisão dos jurados no golden score. Diante de Sergiu Toma, da Moldávia, o brasileiro conseguiu um yuko para garantir presença nas semifinais do Mundial de Judô.

Flávio Canto, também entre os meio-médios, caiu na terceira luta. No feminino, durou apenas 1 minuto e 50 segundos a participação da peso meio-médio Mariana Silva, que foi eliminada na primeira luta.

Após três dias de disputa, o Brasil acumula quatro medalhas no Mundial de Judô. Leandro Cunha e Rafaela Silva foram prata, enquanto Sarah Menezes faturou a medalha de bronze.

Tudo o que sabemos sobre:
judôMundialLeandro Guilheiro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.