LIONEL BONAVENTURE
LIONEL BONAVENTURE

Vincenzo Nibali trapaceia e é expulso da Volta da Espanha

Lenda do ciclismo teria se agarrado a carro durante a prova

Estadão Conteúdo

23 de agosto de 2015 | 17h02

Uma das lendas do ciclismo mundial, sendo apenas um dos seis a ter títulos nas três principais competições de estrada do mundo - Volta da Espanha (2010), Giro D´Itália (2013) e Volta da França (2014) -, o italiano Vincenzo Nibali, de 30 anos, foi expulso neste domingo da edição deste ano da Volta da Espanha por causa de uma trapaça. Durante a segunda etapa, entre Alhaurín de la Torre e Caminito del Rey, na região de Andaluzía, o ciclista pegou uma carona ao se agarrar no carro de apoio de sua equipe, a Astana, para se desgarrar do pelotão de frente.

O movimento foi flagrado por um helicóptero da TV que faz a transmissão da prova. A decisão de expulsar o italiano foi tomada pela direção da prova após analisar as imagens e escutar os envolvidos na polêmica. Ciente do ato ilegal, a equipe pediu uma punição mais branda, como a penalização em 10 minutos, mas não foi atendida.

"As imagens são muito claras. Nibali se agarra ao carro e é levado por uma centena de metros. Lamentamos a decisão, mas o regulamento é muito claro neste aspecto", afirmou Bruno Valcic, presidente do colégio de comissários da Volta da Espanha.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.