Reuters
Reuters

Lenda do futebol americano anuncia aposentadoria aos 73 anos

John Madden foi jogador, técnico campeão do Super Bowl XI, comentarista e nome de jogos para videogames

Redação,

16 de abril de 2009 | 15h44

A lenda do futebol americano, John Madden, anunciou sua aposentadoria do posto de comentarista esportivo nesta quinta-feira. "Chegou a hora", afirmou o ex-treinador do Oakland Raiders entre os anos de 1969 a 1978, conquistando o Super Bowl XI.

O comentarista de 73 anos disse que sua decisão chegou na hora certa, já que completa 50 anos dentro do mundo do futebol americano. "Estou com 73 anos, e será meu 50.º aniversário [de participação na NFL, seja como jogador, técnico e comentarista] nesta outono [outubro]. Estou muito feliz por tudo o que consegui, e o futebol foi e continua sendo a minha paixão, mas chegou a hora".

Após sua passagem como técnico dos Raiders, Madden passou a ser comentarista do canal CBS no começo da década de 80, mas depois de mudou para o canal FOX. Sua explosão como comentarista, no entanto, aconteceu com sua transferência para a ABC, quando passou a ser o comentarista oficial do "Monday Night Football", ao lado do locutor Al Michaels. Ultimamente, a dupla estava no canal NBC.

No Brasil, Madden fez mais sucesso com a série de jogos de futebol americano (Madden Football) para videogames, desenvolvido pela EA Sports, que começou em 1989, com o console Nintendo. Até hoje, a franquia de jogos "Madden Football" é a mais vendida da história na categoria esportes.

ÚLTIMA PARADA

Madden tem medo de voar e, assim, sempre fez o caminho para os jogos que iria cobrir de ônibus, que ganhou fama e passou a ser um dos atrativos de suas transmissões. Os jogadores por ele escolhidos como sendo os destaques dos jogos tinham suas fotos postas no trailer do apresentador e expostos pelas milhares de cidades que o comentarista passava durante a temporada da NFL.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.