Leonardo de Deus quer seguir os passos de Cielo

Atleta treina diariamente com o campeão olímpico e espera repetir o feito do ídolo e trazer o ouro nos 200 metros borboleta

WILSON BALDINI JR. , ENVIADO ESPECIAL / LONDRES, O Estado de S.Paulo

21 de julho de 2012 | 03h01

Há quatro anos, Leonardo de Deus estava em casa e viu pela televisão a medalha de ouro conquistada por Cesar Cielo nos 50 metros livre, em Pequim.

Treinando diariamente com o campeão olímpico, o nadador espera repetir o feito de seu ídolo nos 200 metros borboleta na Olimpíada de Londres. "Espero conseguir um resultado semelhante do dele", disse o atleta sul-mato-grossense, de 21 anos, nesta sexta-feira, no Crystal Palace.

Assim como Cielo na China em 2008, Leonardo de Deus chega a sua primeira olimpíada com resultados pouco expressivos. Ocupa o décimo lugar no ranking da Federação Internacional de Natação. O atleta do Flamengo foi ouro nos 200 metros borboleta nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara ano passado.

"Sei que Pan e Olimpíada são duas competições totalmente diferentes, mas acho que chego com maturidade para segurar a pressão. Estou no melhor da forma para buscar um grande resultado", disse o nadador, que também está inscrito nos 200 metros costas, prova na qual foi prata no Pan de 2011. "Sou jovem e estou em um momento no qual posso ser destemido." Ricardo Moura, diretor técnico da Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos, prevê que a modalidade possa superar as seis finais de Pequim, melhor resultado brasileiro nos Jogos, a exemplo do que ocorreu em Atlanta/1996.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.