'Levei a mensagem de proteção ambiental'

Entre as surpresas guardadas a sete chaves pelos organizadores dos Jogos estava a participação de Marina Silva entre as personalidades mundiais para carregar a bandeira olímpica. Apresentada como "líder e referência na luta pela proteção ao meio ambiente", Marina não disfarçava o entusiasmo a carregar a bandeira.

LONDRES, O Estado de S.Paulo

28 de julho de 2012 | 03h03

"Levei ao estádio a mensagem de que a paz se faz com a proteção do meio ambiente", disse, emocionada, em entrevista ao Estado.

Marina levou a bandeira ao lado do secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, do maestro Daniel Baremboin e de personalidades que já receberam o Prêmio Nobel da Paz.

Marina estima que levou para os Jogos a mensagem de que existe hoje no mundo "a possibilidade de quebrar paradigmas de crescimento e estabelecer novos padrões".

Para a brasileira, a relação entre a proteção ambiental e os Jogos é evidente. "As Olimpíadas se referem a uma competição que não gera uma perda traumática e é essa competição saudável que precisamos ter no mundo", disse. "A ideia é a de que se pode conseguir harmonia e crescimento e usar o palco olímpico para passar essa mensagem é algo maravilhoso", disse.

Se, na ala vip, a presidente Dilma teve de ficar de pé para aplaudir os atletas, ao lado da filha, Marina ganhou holofotes mundiais por vários minutos.

Marina também revelou que só recebeu a confirmação de que seria convidada na última terça-feira. Viajou na quarta e foi mantida em local secreto. "Ficamos concentrados. A ordem era sigilo total sobre o evento". Segundo ela, nem a presidente brasileira, representante do país anfitrião dos próximos jogos, sabia de sua presença.

Ao passar por Mohamed Ali, Marina comoveu muitos ao lhe fazer um gesto de carinho. "Ele representa todo o esforço do mundo e a prova de que não há limites para a humanidade", completou. / JAMIL CHADE.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.