Líder do ranking do surfe é eliminado na etapa de Imbituba

Taj Burrow, líder do ranking e um dos principais favoritos ao título da etapa brasileira do circuito mundial de surfe, está fora da disputa no Brasil. O australiano foi eliminado na terça na terceira rodada por Travis Logie. Foi a primeira surpresa da quarta-feira na Praia da Vila, em Imbituba (SC), logo em ondas onde Taj costuma se dar bem (levou a taça no Brasil em 1999, 2002 e 2004).

GIULIANDER CARPES, O Estado de S. Paulo

28 de abril de 2010 | 12h03

Veja também:

linkKelly Slater segue na briga em Santa Catarina

O sul-africano virou a bateria na última onda que pegou, faltando cinco minutos para o final. O placar apontou 13.60 contra 13 e Taj Burrow ficou precisando de uma nota 6.11 para virar o jogo novamente, mas as ondas da Vila desta vez não ajudaram e nenhuma série entrou para alegria de Travis Logie.

"Aqueles últimos minutos pareceram a eternidade para mim e com certeza passaram muito rápido para ele. Ainda bem que as ondas não vieram porque a pontuação era muito baixa para ele", comemorou o 39.º do ranking mundial, que havia sido eliminado nas etapas da Gold Coast e de Bells Beach, na Austrália, logo na repescagem.

Travis Logie já havia causado uma surpresa na Vila cinco anos atrás, quando eliminou Kelly Slater da disputa. "Acho que estas ondas se encaixam no meu estilo", analisou o sul-africano. Naquele ano, porém, Andy Irons, que competia com o americano pelo título mundial, perdeu numa das baterias seguintes para Nathan Hedge e deu adeus à sua quarta taça.

É tudo que o australiano espera, apesar de ser difícil não perder a liderança do ranking após derrota tão prematura. Taj, um dos mais requisitados e atenciosos com a imprensa em Imbituba, saiu da água sem dar entrevistas, visivelmente chateado com a eliminação. Ele venceu o campeonato na Gold Coast e perdeu para o atual campeão Mick Fanning na semifinal em Bells Beach. Fanning foi o algoz do brasileiro Neco Padaratz ontem na VIla: 14.50 contra 11.04 na nona bateria.

Dois brasileiros já estão nas oitavas de final e devem entrar na água ainda nesta quarta, no final de tarde: Jadson André e Adriano de Souza, o Mineirinho, favorito da torcida na Praia da Vila. Jadson bateu o americano Damien Hobgood e Mineirinho passou pelo também americano Patrick Gudauskas. "Estou em casa e este campeonato é o mais importante para mim. As condições agora estão boas, perfeitas para arrebentar", disse o paulista.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.