13 de setembro de 2012 | 03h07
Depois de perder para o Corinthians por 3 a 1 na última rodada, o Grêmio entra em campo hoje contra o Náutico com a obrigação de vencer o rival para manter a perseguição aos líderes do Campeonato Brasileiro.
Para o jogo contra os pernambucanos, Vanderlei Luxemburgo montou seu time com Marquinhos no meio, no lugar de Zé Roberto, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo. Outras novidades serão o retorno do lateral-esquerdo Anderson Pico, que se recuperou de uma lesão na coxa esquerda, e do atacante Marcelo Moreno, que estava com a seleção da Bolívia, que disputa as Eliminatórias para a Copa de 2014.
A estratégia tricolor será marcar por pressão no início do jogo para tentar estabelecer uma vantagem e saber administrá-la sem perder o domínio do restante da partida.
Atenção total. Luxemburgo exigiu muita atenção no último coletivo antes da partida e depois conversou com os jogadores. A ideia é manter o time focado durante toda a partida e também evitar queda de produção na segunda etapa.
"Sabemos que não podemos mais vacilar e que necessitamos vencer grandes jogos. Deixamos escapar contra o Corinthians. Cada ponto é importante. É muito disputado o campeonato", alertou o volante Fernando após o treino. "É um pouco de falta de concentração. Estamos tentando melhorar isso. Um time que quer brigar pela ponta de cima precisa de mais empenho e dedicação", concluiu.
Entre os exemplos estão os últimos dois jogos do Grêmio - na quarta-feira retrasada, contra o Atlético-GO, o time abriu 2 a 0 e depois se encolheu e quase levou o empate. E no último sábado, contra o Corinthians, a equipe levou dois gols antes dos 10 minutos do primeiro tempo.
Desfalques. O técnico Alexandre Gallo terá trabalho para montar o ataque do Náutico. Contra o Grêmio, o treinador não terá os atacantes Kieza e Araújo. Kim, Dimba e Rogério disputam duas vagas. Ao menos, Gallo terá a volta do volante Martinez.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.