Luxemburgo quer Grêmio com foco nos 90 minutos

Técnico pede para os jogadores manterem a concentração máxima para evitar surpresas no jogo contra o Náutico

PORTO ALEGRE, O Estado de S.Paulo

13 de setembro de 2012 | 03h07

Depois de perder para o Corinthians por 3 a 1 na última rodada, o Grêmio entra em campo hoje contra o Náutico com a obrigação de vencer o rival para manter a perseguição aos líderes do Campeonato Brasileiro.

Para o jogo contra os pernambucanos, Vanderlei Luxemburgo montou seu time com Marquinhos no meio, no lugar de Zé Roberto, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo. Outras novidades serão o retorno do lateral-esquerdo Anderson Pico, que se recuperou de uma lesão na coxa esquerda, e do atacante Marcelo Moreno, que estava com a seleção da Bolívia, que disputa as Eliminatórias para a Copa de 2014.

A estratégia tricolor será marcar por pressão no início do jogo para tentar estabelecer uma vantagem e saber administrá-la sem perder o domínio do restante da partida.

Atenção total. Luxemburgo exigiu muita atenção no último coletivo antes da partida e depois conversou com os jogadores. A ideia é manter o time focado durante toda a partida e também evitar queda de produção na segunda etapa.

"Sabemos que não podemos mais vacilar e que necessitamos vencer grandes jogos. Deixamos escapar contra o Corinthians. Cada ponto é importante. É muito disputado o campeonato", alertou o volante Fernando após o treino. "É um pouco de falta de concentração. Estamos tentando melhorar isso. Um time que quer brigar pela ponta de cima precisa de mais empenho e dedicação", concluiu.

Entre os exemplos estão os últimos dois jogos do Grêmio - na quarta-feira retrasada, contra o Atlético-GO, o time abriu 2 a 0 e depois se encolheu e quase levou o empate. E no último sábado, contra o Corinthians, a equipe levou dois gols antes dos 10 minutos do primeiro tempo.

Desfalques. O técnico Alexandre Gallo terá trabalho para montar o ataque do Náutico. Contra o Grêmio, o treinador não terá os atacantes Kieza e Araújo. Kim, Dimba e Rogério disputam duas vagas. Ao menos, Gallo terá a volta do volante Martinez.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.