Madri se beneficia com candidatura aos Jogos, diz prefeito

O prefeito de Madri, Alberto Ruiz-Gallardón, disse nesta quinta-feira que a capital espanhola já teve "benefícios extraordinários" só por ser finalista aos Jogos Olímpicos de 2016.

EFE,

23 de abril de 2009 | 17h29

Segundo um estudo feito pela prefeitura de Madri, com assessoria externa, a cidade recebeu 22 milhões de euros das empresas patrocinadoras da candidatura.

O trabalho será apresentado à Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) que visitará Madri entre 4 e 9 de maio.

Mais que uma análise quantitativa do impacto da realização dos Jogos - improcedente neste momento, segundo as normas do COI -, Ruiz-Gallardón explicou que o relatório teve como enfoque os benefícios intangíveis e o legado que o processo de candidatura deixa na cidade.

O documento falou sobre a influência da candidatura na projeção das empresas espanholas no exterior e para o desenvolvimento da cidade com base em fatores locais, particularmente do ponto de vista do crescimento empresarial de qualidade.

O prefeito de Madri garantiu que o fato de participar de dois processos seguidos de candidatura aos Jogos - perdeu os de 2012 para Londres -, já deixa benefícios visíveis.

Madri concorre aos Jogos com Rio de Janeiro, Chicago e Tóquio. O anúncio final do COI será feito em 2 de outubro, durante a Assembleia Geral do organismo, em Copenhague, capital da Dinamarca.

Tudo o que sabemos sobre:
Madri 2016Olimpíadas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.