Divulgação
Divulgação

Maior regata oceânica do mundo está a caminho do Brasil

Volvo Ocean Race desembarca em Itajaí (SC) no início de abril

O Estado de S. Paulo

02 Março 2015 | 20h08

A cidade de Itajaí, em Santa Catarina, já se prepara para receber a Volvo Ocean Race, uma das maiores competições da vela oceânica do mundo. A 12ª edição da competição desembarca no Brasil em abril, para a sexta de suas nove etapas, na única passagem pela América do Sul.

Sete equipes disputam a competição, que largou em outubro passado do porto de Alicante, na Espanha, e deve durar nove meses. Uma delas, a Mapfre, líder da regata, tem um brasileiro: é o velejador André Fonseca, o Bochecha. Ele disputa a Volvo pela terceira vez e participou de três Olimpíadas (Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008).


Antes de chegarem ao Brasil, via Oceano Pacífico, as embarcações passarão por Auckland, na Nova Zelândia. Desde a largada, a Volvo esteve na África do Sul (Cidade do Cabo), Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi) e China (Sanya). Os velejadores estão na cidade neozelandesa desde sábado e se preparam para a regata in-port (local) que será realizada em 14 de março. No dia seguinte, os competidores começam a viagem rumo ao Brasil.

Os barcos devem chegar ao litoral de Santa Catarina entre os dias 1 e 5 de abril, para a disputa da regata local no dia 18. Em 19 de abril, a competição segue para Newport, nos EUA. Os velejadores, então, cruzarão o Atlântico rumo a Lisboa, para a reta final da disputa, que ainda passará por Lorient (França) e Haia (Holanda) antes do porto final, Gotemburgo, no mês de junho.

Mais conteúdo sobre:
vela Volvo Ocean Race

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.