Maria Portela sobe em ranking do judô após bronze

Federação Internacional de Judô divulgou nesta terça-feira a atualização do ranking mundial da modalidade, já levando em consideração os resultados das Copas do Mundo de Oberwart (Áustria) e de Budapeste (Hungria), realizadas no último fim de semana. Entre os brasileiros, o destaque é Maria Portela, da categoria até 70kg. Medalhista de bronze no torneio húngaro, ela subiu duas posições e se aproximou da zona de classificação olímpica.

AE, Agência Estado

14 de fevereiro de 2012 | 14h37

O pódio em Budapeste valeu a ela 40 pontos. Levando em conta os descartes, ela foi a 490 pontos, 30 a mais do que tinha até então. Com isso, subiu do 21.º para o 19.º lugar. Só 14 mulheres conseguirão a classificação olímpica via ranking mundial, mas como há o limite de duas por país, hoje Portela ocupa o 16.º lugar desta lista.

A Federação Internacional de Judô, porém, irá convocar uma atleta por continente, dentre aquelas que não se classificarem pelo ranking. Portela, assim, ocuparia este posto. O Brasil, desta forma, teria atletas em todas as 14 categorias olímpicas. Mariana Silva é outra que corre risco, sendo a última das classificadas entre as judocas de até 63kg. Ela tem apenas dois pontos de vantagem sobre a chinesa Yuhua Xu.

Na categoria até 100kg, Luciano Correa segue à frente de Leonardo Leite por 22 pontos. Um é o 21.º e o outro o 23.º colocado no ranking. Ambos foram mal na etapa de Oberwart e não pontuaram. Já na categoria até 90kg, Hugo Pessanha (7.º) segue à frente de Tiago Camilo (8.º) por uma vantagem de 34 pontos.

Tudo o que sabemos sobre:
lutasjudôOlimpíada

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.