Brendan McDermid/Reuters
Brendan McDermid/Reuters

Marilson dos Santos já mira os Jogos de 2016 no Rio

Brasileiro tenta neste domingo conquistar pela terceira vez a vitória na maratona de Nova York

Rafael Vergueiro, estadao.com.br

29 de outubro de 2009 | 18h38

Bicampeão da maratona de Nova York (2006 e 2008), uma das mais importantes do mundo, o Brasileiro Marilson do Santos já está na cidade norte-americana e se prepara para tentar uma nova vitória neste domingo. No entanto, aos 32 anos, sonha em correr a prova nos Jogos Olímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro.

"A expectativa é que eu possa competir, mas isso depende do que vai acontecer daqui para frente, de como vou qualificar-me até lá para poder representar o Brasil", afirmou o atleta, que terá 39 anos.

Marilson já pensa até em descansar mais nos próximos anos para estar inteiro em 2016. "2010, por exemplo, será um ano mais tranquilo. Eu quero correr menos e descansar mais, até para estar bem em 2016", declarou.

O brasileiro acredita que a Olimpíada no Brasil pode impulsionar o atletismo no País, que decepcionou no último Mundial de Berlim e deixou a competição sem sequer uma medalha. "É possível mesmo que façam mais investimentos e surjam novos e bons atletas". E, em seguida, criticou. "Muitas crianças hoje não tem oportunidade nem incentivo para correr. Temos que formar no Brasil centros de treinamento. Atualmente, para treinar de forma adequada, as pessoas tem que deixar o País", lamentou.

Para Marilson dos Santos, hoje não só o Brasil passa por uma reformulação no atletismo. Outros países vivem o mesmo processo. Ele ainda se mostrou contente com o fato de hoje sr uma personalidade nos Estados Unidos.

"Agora é totalmente diferente de quando cheguei aqui pela primeira vez. Agora querem até tirar fotos. Eles sabem dar valor aos atletas e seus ídolos", assinalou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.