Márquez é desclassificado e Lorenzo vence na MotoGP

Sonhando com o bicampeonato, o espanhol Jorge Lorenzo ganhou fôlego na disputa com o compatriota Marc Márquez nesta reta final da temporada 2013 da MotoGP. Lorenzo contou com uma desclassificação do líder do campeonato, na etapa australiana de Phillip Island, na madrugada deste domingo, para manter as esperanças de título na categoria.

AE, Agência Estado

20 de outubro de 2013 | 09h44

Lorenzo cruzou a linha de chegada na frente dos demais e teve a companhia do compatriota Dani Pedrosa e do italiano Valentino Rossi no pódio. Com sua sexta vitória no ano, Lorenzo reduziu para 18 pontos a vantagem de Márquez no campeonato. O líder, contudo, segue com chances de sacramentar o título na próxima etapa, a penúltima do ano, no Japão.

Para reduzir a boa vantagem de Márquez na temporada, Lorenzo contou com a imposição de uma regra inesperada exclusivamente para a etapa de Phillip Island. Por causa do desgaste excessivo dos pneus da Bridgestone, a organização da prova obrigou os pilotos a fazerem uma parada nos boxes no meio da prova para trocar de moto - com pneus novos, haveria menos riscos para os competidores no abrasivo asfalto da etapa australiana.

A preocupação dos organizadores foi além neste domingo. Depois de reduzirem o número de voltas da corrida, ainda no sábado, de 27 para 26, eles encurtaram a prova para apenas 19. Pela imposição da parada obrigatória, os pilotos deveriam ir aos boxes na 11ª volta, praticamente na metade da corrida. O líder do campeonato, contudo, acabou parando depois do exigido e foi desclassificado da prova.

Sem a concorrência de Márquez, Lorenzo aproveitou a vantagem de largar na pole position e não teve dificuldade para vencer a etapa. Ele chegou aos 280 pontos, contra 298 do líder da temporada. Para evitar novamente o título de Márquez na próxima etapa, em Motegi, Lorenzo terá que completar a prova ao menos em segundo lugar.

Márquez se tornará o mais jovem piloto a se sagrar campeão da MotoGP se vencer a corrida e Lorenzo não passar do terceiro lugar. A corrida no Japão, a penúltima do ano, será disputada já no próximo fim de semana.

Confira os dez primeiros colocados em Phillip Island:

1.º - Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha)

2.º - Dani Pedrosa (ESP/Repsol)

3.º - Valentino Rossi (ITA/Yamaha)

4.º - Cal Crutchlow (GBR/Yamaha)

5.º - Álvaro Bautista (ESP/Honda)

6.º - Bradley Smith (GBR/Yamaha)

7.º - Nicky Hayden (EUA/Ducati)

8.º - Andrea Iannone (ITA/Ducati)

9.º - Andrea Dovizioso (ITA/Ducati)

10.º - Randy de Puniet (FRA/ART)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.