PUBLICIDADE

Márquez vence 7ª seguida e amplia domínio na MotoGP

Com 100% de aproveitamento e incríveis 175 pontos em sete provas, o piloto da Honda deu mais um show de coragem e ousadia

Por AE
Atualização:

Marc Márquez continua imbatível na MotoGP. Atual campeão mundial, o espanhol ganhou neste domingo, 15, no circuito de Montmeló, a etapa da Catalunha da categoria máxima da motovelocidade, naquela que foi a sua sétima vitória em sete corridas neste campeonato. E o feito ganha ainda mais destaque pelo fato de que pela primeira vez neste ano o piloto da Honda não largou da pole, que desta vez foi obtida pelo seu compatriota e companheiro de equipe, Dani Pedrosa, terceiro colocado neste domingo. Com 100% de aproveitamento e incríveis 175 pontos em sete provas, Márquez deu mais um show de coragem e ousadia para voltar a ganhar. Até na última volta ele precisou suportar uma pressão ferrenha de Pedrosa, que errou ao tentar ultrapassá-lo em uma das curvas do traçado. Ele chegou a tocar no pneu traseiro do líder, que mesmo assim se manteve com a moto em pé, enquanto o italiano Valentino Rossi, que vinha logo atrás com sua Yamaha, aproveitou o vacilo do vice-líder para ultrapassá-lo e conquistar a segunda posição no finalzinho.

Márquez comemorou de forma efusiva o seu triunfo Foto: Andreu Dalmau/Efe

Márquez comemorou de forma efusiva o seu triunfo. Natural da Catalunha, ele chegou a chutar bolas amarelas para a torcida que carregava bandeiras com o número 93, utilizado pelo piloto em sua moto, e estendeu os festejos até o pódio. A empolgação de Márquez não era pra menos, pois ele venceu uma corrida de tirar o fôlego, na qual levou a melhor em uma briga fantástica com seus concorrentes. Primeiro com Rossi, que vinha liderando e não suportou a pressão do espanhol. Em seguida, Pedrosa passou o italiano e começou a lutar de forma alucinante pela vitória com o líder. Os dois trocaram de posição duas vezes na última volta, até que Pedrosa cometeu o erro que lhe custou a segunda colocação. Com a segunda posição obtida neste domingo, o multicampeão Rossi se manteve na vice-liderança do Mundial, agora com 117 pontos, mas ainda bem distante de Márquez, que mais uma vez provou que é o grande favorito ao título. Já Pedrosa vem logo atrás do italiano, no terceiro lugar, com 112 pontos. Jorge Lorenzo, que largou da vice-liderança com sua Yamaha, acabou terminando a prova da Catalunha na quarta posição, enquanto o quinto lugar ficou com o alemão Stefan Bradley, da LCR Honda. Atrás desta dupla vieram, pela ordem, os irmãos Aleix Espargaró (Forward) e Pol Espargaró (Yamaha Tech 3), enquanto os italianos Andrea Dovizioso (Ducati) e Andrea Iannone (Pramac) e o britânico Bradley Smith (Yamaha Tech 3) fecharam o grupo dos dez primeiros. O norte-americano Nick Hayden (Drive M7 Aspar), que correu neste fim de semana após se recuperar de uma cirurgia no pulso direito realizada há menos de duas semanas, ficou com o 13º lugar. A prova seguinte do Mundial de MotoGP será disputada no próximo dia 28, em Assen, na Holanda, palco da oitava etapa deste campeonato de 2014.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.