Fabio Motta/Estadão
Fabio Motta/Estadão

Martine e Kahena lideram 1º dia de disputas do evento-teste da vela em Enoshima

Além da dupla campeã olímpica, Patrícia Freitas termina em sexto na classe RSX e Jorge Zarif na Finn

Estadão Conteúdo

11 Setembro 2018 | 12h26

As atuais campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze tiveram um bom começo no evento-teste dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Nesta terça-feira, elas terminaram o dia na liderança da competição que acontece na baía de Enoshima e também é válida pela primeira etapa da Copa do Mundo de Vela.

As brasileiras competem na classe 49er FX e venceram a primeira regata. Na segunda, terminaram em quinto lugar e, na outra, ficaram em segundo. Nessa disputa, o pior resultado é descartado. No segundo lugar estão as neozelandesas Alexandra Maloney e Moly Meech, que somam uma primeira e uma terceira colocações.

A dupla da Nova Zelândia já é adversária conhecida de Martine e Kahena. Elas foram as principais rivais na disputa pelo ouro na Rio-2016. As brasileiras venceram por uma diferença de apenas dois segundos. E se o primeiro dia de regatas em Enoshima valesse o pódio, essa margem seria ainda menor, de menos de um segundo.

Na madrugada desta quarta-feira no Brasil estão previstas mais três regatas para a classe 49erFX, que conta com 24 barcos. A medal race, a prova que valerá medalha, está prevista para sábado.

O evento ainda contou com outros dois brasileiros em outras categorias. Patrícia Freitas, na RSX, terminou o primeiro dia em sexto lugar na classificação geral após somar um oitavo e um segundo lugar - descartou uma 18ª colocação. A liderança da categoria está com a holandesa Lillian de Geus.

Na classe Finn, Jorge Zarif ocupa a sétima colocação no geral. O brasileiro terminou a primeira prova em quarto lugar e na disputa seguinte ficou em nono - nessa categoria se houve duas regatas no dia. Quem lidera a disputa é o britânico Giles Scott, campeão olímpico nos Jogos do Rio-2016.

Martine Grael e Kahena Kunze começaram em grande estilo a temporada 2018/19. Com um 1º lugar, um 2º e um 5º lugar (descartado) nas três regatas realizadas nesta terça-feira, as brasileiras terminaram na liderança da classe 49er FX pela abertura em Enoshima, evento teste para os Jogos de Tóquio e válido como primeira etapa da da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela. Patrícia Freitas ficou em 6º na RS:X e Jorge Zarif em 7º na classe Finn. As regatas seguem até domingo.

Martine e Kajena já abriram os trabalhos com vitória na prova inicial. A 5ª colocação na regata seguinte acabaria descartada em função da segunda posição obtida na terceira corrida, vencida pelas neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech, as vice-líderes da classe até o momento.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.