Mascherano, o ''chefinho'' do técnico em campo

Volante de 26 anos é a voz de Maradona dentro de campo. 'Ele possui um grau muito elevado de liderança sobre o elenco'

, O Estado de S.Paulo

27 de junho de 2010 | 00h00

Javier Alejandro Mascherano tem 26 anos e mede 1,74 m. Mas, quando está em campo com a camisa argentina, se transforma em um "gigante". A ponto de Maradona não ter dúvidas de colocar a braçadeira de capitão no "Jefecito" (chefinho), apelido que ganhou quando ainda atuava pelo River Plate, herança de seu mentor Leonardo Astrada, "El Jefe", como é conhecido. "Javier é o jogador que mais se assemelha comigo. Possui um grau muito elevado de liderança sobre o elenco", afirma, constantemente, "El Diez".

Hoje, Mascherano volta ao time após ficar fora do duelo com a Grécia (2 a 0). Motivo: estava pendurado com um cartão amarelo. "Não posso me dar ao luxo de perder um jogador como ele. Sua presença me garante que muito do que falamos nos treinos e concentração será feito", diz Maradona.

Articulado e inteligente, Mascherano, no Liverpool desde 2007 e que já atuou 60 vezes pela Argentina e disputou o Mundial da Alemanha em 2006, assume tranquilamente o papel de representante do treinador dentro de campo. Nos treinos, é normal vê-lo orientar os companheiros sob o olhar de Maradona. "Entramos em um momento do Mundial em que é preciso manter a concentração a todo instante. Não podemos entrar na euforia da torcida. Sabemos que os argentinos nos levam do céu ao inferno em segundos."

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.