Jose Sena Goulao/EFE
Jose Sena Goulao/EFE

Maya Gabeira fica inconsciente ao surfar onda gigante em Portugal

A atleta de 26 anos ficou submersa por algum tempo, foi resgatada inconsciente, mas já passa bem

AE, Agência Estado

28 de outubro de 2013 | 11h05

NAZARÉ, PORTUGAL - A brasileira Maya Gabeira, filha do ex-deputado federal Fernando Gabeira, sofreu acidente na manhã desta segunda-feira ao tentar surfar uma onda gigante em Nazaré, em Portugal. A atleta de 26 anos ficou submersa por algum tempo, foi resgatada inconsciente, mas já passa bem, segundo informa a imprensa portuguesa.

De acordo com o site Surf Portugal, o acidente aconteceu às 7h15 da manhã em Portugal, madrugada no Brasil. Maya não conseguiu completar a onda e acabou sendo salva por um jet ski da organização, que a puxou até a areia da Praia do Norte, onde foi reanimada por socorristas.

A TV portuguesa SIC informa que Maya, uma especialista em ondas gigantes, foi levada ao Hospital de Leiria sem risco de morte e lá deverá passar por exames. A brasileira viajou a Portugal com o intuito de ficar em Nazaré até o começo de dezembro, a procura de bater o seu recorde pessoal de maior onda já surfada. Na quarta-feira passada, ela chegou a dropar (descer) uma onda gigante. O vídeo já foi inscrito no Global Big Wave Awards, o "Oscar do Surfe", para concorrer à "Onda do Ano", prêmio que ela venceu na categoria feminina quatro vezes, entre 2007 e 2010.

Nesta manhã, Maia encontrou algumas das maiores ondas já vistas em Nazaré. Tanto é que milhares de pessoas foram até a praia para ver diversos surfistas tentarem o recorde mundial, entre eles os também brasileiros Carlos Burle, Felipe Cesarano e Pedro Scooby, que viajaram com ela a Portugal.

Ainda de acordo com a imprensa portuguesa, Burle foi quem surfou a maior onda do dia, com a possibilidade de ter quebrado o recorde mundial do havaiano Garrett McNamara, outro que encarou as ondas gigantes de Nazaré nesta segunda. Foi exatamente na Praia Grande que ele cravou o recorde mundial, em 2011, ao surfar uma onda de 78 pés (24m). Uma onda surfada por ele em janeiro deste ano ainda depende de novas análises para ser considerada como recorde.

Tudo o que sabemos sobre:
surfeMaya Gabeira

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.