A reforma do Mineirão faz parte de um projeto mais amplo de dar centralidade à região que inclui a Lagoa da Pampulha e o complexo turístico e arquitetônico criado por Oscar Niemeyer. Nesta valorização da cidade para o chamado Vetor Norte, em direção ao Aeroporto de Confins, foi construída a nova sede do governo mineiro e ao estádio coube a responsabilidade de se tornar um cartão-postal recuperado da cidade. "Ele deixará de ser apenas estádio de futebol para também se tornar um polo de atividade, gerando renda e benefícios para a população", explica o arquiteto Bruno Campos, um dos idealizadores do projeto.Se for levado em conta apenas o estádio, excluindo o entorno, por fora parece que não houve muita mudança. Por ser tombado pelo patrimônio histórico, a fachada teve de ser mantida. Mas por dentro ocorreu uma verdadeira revolução, como se a casca permanecesse e todo o recheio fosse substituído. "A ideia foi recuperar uma estrutura existente de um projeto da década de 40, preservando o lado externo e remodelando por dentro. Os 88 pórticos estruturais e os anéis foram preservados. A arquibancada inferior foi remodelada e refizemos o estádio inteiro por dentro", conta.Atualmente, as obras estão em ritmo acelerado e 78% de avanço já foi feito. Segundo Fuad Noman, secretário interino de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, o cronograma está dentro do prazo. "As obras do Mineirão estarão concluídas até 21 de dezembro de 2012", avisa, sem citar detalhes de como será a festa de reabertura. "Ainda estamos pensando em como será essa reinauguração. Mas o importante é que a obra estará pronta no prazo e o estádio estará pronto para o Campeonato Mineiro de 2013", completa.Ele acha, inclusive, que depois de concluído o estádio ajudará a diminuir os índices de violência entre as torcidas e também ajudará a melhorar o desempenho dos times do Estado. "Acredito que a modernização do Mineirão vai impactar nos mineiros de diversas maneiras. Por exemplo, no aspecto cultural, penso que um lugar limpo, bonito e seguro inspira nos torcedores um comportamento no mesmo tom. Já para o esporte, a nova infraestrutura vai contribuir para um melhor rendimento dos times mineiros", explica.Sem carros. O grande charme do projeto de reforma foi a revitalização da praça em volta do estádio. Se antes o espaço era dedicado aos automóveis, em um grande estacionamento a céu aberto, agora a prioridade ficou com as pessoas. A esplanada terá grandes rampas e concentrará uma série de serviços na área de 80 mil metros quadrados para 65 mil pessoas. Já os carros ficarão escondidos sob a construção."Ela é para público pedestre e vai se adaptando à topografia do entorno. O desnível é de mais de 15 metros. Então teremos a placa esculpida em níveis e lá haverá uma série de novos programas comerciais, lojas e atividades. Acho que isso reforça a monumentalidade da arquitetura original do Mineirão", lembra Bruno Campos, que acredita em um novo paradigma para Belo Horizonte. "Será uma instalação de nível internacional."