Modelo supera clima e favorece os goleiros

A atenção continuará em cima dela, do meio de campo até o gol. Mas, em quatro anos, muita coisa mudou. A começar pelas cores. Enquanto a bola usada na Copa de 2006 foi em branco e preto -exceto a dourada feita para a final, disputada por Itália e França-, a deste ano tem 11. A quantidade de gomos também foi alterada. A edição passada tinha 14 e agora, serão apenas 8 painéis, todos em 3-D.

Ana Paula Garrido, O Estado de S.Paulo

21 de abril de 2010 | 00h00

Na estrutura tecnológica, a base será a mesma: em vez de costurados, os gomos são colados.

Uma das mudanças, a ser comemorada pelos goleiros, está na superfície. Diferentemente da bola lisa da Copa passada, a atual ganhou micro-texturas, que aumenta a aderência. Assim, eles terão melhores condições de agarrar, mesmo chutes mais rápidos. Na edição da Alemanha, muitos preferiam socar a bola, mais escorregadia, a tentar segurá-la. A característica mais áspera também proporciona que os jogadores consigam controlar melhor a direção da bola.

Outro ponto interessante está na estabilidade da nova bola. As disputas poderão ser realizadas sob sol ou chuva, que o desempenho, pelo menos da bola, não estará comprometido. As fissuras na superfície permite com que o ar passe pela bola, evitando qualquer oscilação. Na versão anterior se notou um peso extra de 4%, quando o campo estava molhado. A deste ano ainda tem garantia de ser totalmente à prova d"água.

Apesar de afirmar que já começa a estudar novas tecnologias para as edições seguintes, a Adidas passou nos testes exigidos pela Fifa. A circunferência, característica que melhora o controle da bola durante os dribles, está dentro dos padrões entre 68,5 e 69,5 cm. O peso (440 g), também se manteve no intervalo permitido de 402 a 445g. Mas, o melhor desempenho da nova bola foi na prova de absorção. A Fifa aprova até 10%, porém, nos testes o produto não teve aumento de peso por causa da água.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.