MotoGP adverte Márquez por acidente com Pedrosa

Os organizadores da MotoGP anunciaram nesta quinta-feira que advertiram e penalizaram o espanhol Marc Márquez por causa da sua participação no acidente em que se envolveu com o compatriota Dani Pedrosa, seu companheiro de equipe na Honda, durante a etapa de Aragão, em Alcañiz, na Espanha. A decisão, porém, não afeta a sua folgada liderança do campeonato.

AE, Agência Estado

10 de outubro de 2013 | 11h52

A MotoGP explicou que impôs um ponto de penalidade na licença de Márquez, que venceu a etapa de Aragão, enquanto Pedrosa abandonou a corrida. Assim, agora ele tem três pontos de penalidade nesta temporada. Caso receba uma quarta punição desse tipo, o espanhol terá que começar a prova seguinte do campeonato da última posição do grid de largada.

"O Marc foi penalizado com um ponto na sua licença," disse Livio Suppo, chefe da equipe Honda. "Isso significa que não há consequências para esta corrida (na Malásia)", completou. "Basicamente, a mensagem foi: ''Desta vez não houve problemas, mas você tem de ter consciência de que tem feito isto muitas vezes''.", finalizou.

"Estamos enviando uma mensagem, muito clara, ao Marc que compreendemos que ele é um piloto muito talentoso, mas também é suficientemente inteligente para compreender que tem de haver margem para erro - especialmente, e como já vimos várias vezes este ano, em frenagens quando o piloto que vem atrás tem a responsabilidade de não se aproximar demais do que vai à frente na sua própria linha", afirmou a MotoGP, em nota oficial.

Além disso, a MotoGP retirou 25 pontos da Honda no campeonato de construtores "pela responsabilidade no acidente de Pedrosa". Os organizadores disseram que o acidente ocorreu depois que o "braço esquerdo de Marquez quebrou a parte traseira do cabo do sensor de velocidade da roda na parte traseira da moto de Pedrosa, resultando numa perda de controle".

A punição foi aplicada um dia antes do início das atividades da etapa da Malásia da MotoGP, no circuito de Sepang. Após a disputa de 13 das 17 corridas desta temporada, o campeonato é liderado por Márquez, com 278 pontos, 39 a mais do que o segundo colocado, o também espanhol Jorge Lorenzo.

Tudo o que sabemos sobre:
MotoGPMarc Márquez

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.