Mudanças tornam pré-temporada fundamental

Equipes começam a apresentar seus carros hoje e a treinar amanhã em ano de pneus novos e regulamento modificado

Livio Oricchio, O Estado de S.Paulo

31 de janeiro de 2011 | 00h00

A Ferrari foi a primeira a apresentar seu modelo 2011, chamado F150, sexta-feira, em Maranello. E entre hoje e amanhã, no circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha, quase todas as equipes da Fórmula 1 vão lançar seus carros para a temporada que começará em 13 de março, no Bahrein. As mudanças no regulamento são profundas. "Por isso já os primeiros treinos (de amanhã até quinta-feira) têm grande importância para nós, pilotos, as equipes e a própria FIA", diz Felipe Massa. "Precisamos entender como as novas regras funcionarão."

Hoje será a vez de Lotus Renault, Lotus (as duas escuderias disputam na Justiça o direito de usar o nome Lotus) e Sauber realizarem a apresentação de seus novos carros no autódromo espanhol. Amanhã, a Red Bull, de Sebastian Vettel, a Mercedes, de Michael Schumacher, a Williams, de Rubens Barrichello, e a Toro Rosso também vão retirar o pano que cobre seus modelos 2011. "A Williams optou por um projeto que tanto pode dar muito certo como, no início, enfrentar dificuldades, pelo avanço de suas soluções", diz Rubinho.

É grande a expectativa com relação à resposta de cada projetista às mudanças deste ano e principalmente à adaptação dos seus carros às características dos novos pneus, Pirelli, em substituição aos Bridgestone, questão-chave da temporada. "Nunca concebi um monoposto de Fórmula 1 e fiz só dois dias de testes com os novos pneus", lembrou Adrian Newey, diretor técnico da Red Bull. Ele assinou seu primeiro projeto em 1987 para a March.

São três as principais alterações técnicas: a introdução do aerofólio traseiro móvel, comandado pelo piloto, a volta do sistema de recuperação de energia (Kers), ambas com o objetivo de tentar facilitar as ultrapassagens, e o fim do duplo difusor, porção final do assoalho, responsável pela geração de mais pressão aerodinâmica.

McLaren, Force India, Virgin e Hispania iniciarão a pré-temporada com os modelos do ano passado adaptados às regras de 2011. Lewis Hamilton e Jenson Button vão a Berlim na sexta para apresentar a nova McLaren. "Estendemos ao máximo nossos estudos aerodinâmicos no túnel de vento", explicou Martin Whitmarsh, diretor da escuderia.

De amanhã a quinta, em Valência, quando os novos carros de Red Bull, Ferrari, Mercedes, Renault, Williams, Sauber e Toro Rosso estiverem na pista, já será possível se ter ideia do quão revolucionários são seus projetos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.