Martin Bureau/Afp
Martin Bureau/Afp

Mulheres dão liderança parcial para China nas medalhas

Até agora, país já possui seis medalhas de ouro e está à frente dos EUA, que somam apenas duas

AE, Agência Estado

29 de julho de 2012 | 14h07

LONDRES - Há quatro anos, em Pequim, a China conquistou um resultado histórico na Olimpíada ao ganhar 51 medalhas de ouro, desbancando o sempre favorito Estados Unidos. Mais da metade destes triunfos veio graças ao desempenho das mulheres - foram 27 títulos no total. Agora, em Londres, o esporte feminino chinês mostra eficiência parecida.

Até agora, a China já possui seis medalhas de ouro e está à frente dos Estados Unidos, que somam apenas duas. E novamente as mulheres são responsáveis pela vantagem chinesa nos Jogos Olímpicos. Dos seis títulos conquistados, nada menos do que cinco vieram do esporte feminino.

A primeira medalha de ouro da China, ainda no sábado, saiu na disputa da carabina de ar de 10 metros feminina, categoria do tiro esportivo. A campeã foi Yi Siling, comprovando a força das asiáticas na modalidade.

 

Neste domingo, 29, a China levou mais uma medalha dourada para casa no tiro, com a vitória de Wenjun Guo na disputa da pistola de ar de 10 metros feminina. O bronze na carabina e a prata no skeet, conquistados por Dan Yu e Wei Ning, respectivamente, comprovam a soberania das chinesas no esporte.

Além das duas do tiro, as mulheres da China já foram campeãs na natação (com Ye Shiwen), no levantamento de peso (com Mingjuan Wang) e nos saltos ornamentais (com Zi He e Minxia Wu). Enquanto isso, o único ouro masculino dos chineses em Londres veio com Yang Sun.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.