Arquivo/AE
Arquivo/AE

Nadador brasileiro Daniel Dias leva o Laureus paraolímpico

Brasileiro, que conquistou nove medalhas nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, fatura o Oscar do esporte

EFE,

15 de junho de 2009 | 10h35

O nadador brasileiro Daniel Dias foi anunciado nesta segunda-feira como vencedor da categoria paraolímpica do prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte.

Daniel Dias, de 20 anos, levou nada menos que nove medalhas nos Jogos Paraolímpicos de Pequim - quatro ouros, quatro pratas e um bronze - e acabou como destaque da natação.

O brasileiro só começou a nadar com 16 anos, mas dominava os quatro estilos em apenas dois meses nas piscinas. Ele surgiu com destaque nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, obtendo oito medalhas de ouro nas categorias S5, SM5 e SB4.

O nadador recebeu o prêmio das mãos de Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog, na sigla em inglês), e do ex-recordista mundial de 400 metros com barreiras Edwin Moses, membros da academia Laureus do esporte internacional.

"Estou muito agradecido aos membros da Academia Laureus por terem me escolhido. É uma grande honra. Este prêmio é o mais alto reconhecimento no mundo paraolímpico", afirmou Daniel Dias.

"Este é um importante reconhecimento para o meu esporte, a natação, e certamente irá me ajudar na missão de estimular os jovens nadadores paraolímpicos do Brasil a continuarem praticando o esporte", completou.

Daniel Dias é o primeiro brasileiro a vencer o prêmio nesta categoria.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.