Mark J. Terrill/AP - 5/8/2008
Mark J. Terrill/AP - 5/8/2008

Nadadora francesa campeã olímpica se aposenta

Laure Manaudou faturou a medalha de ouro na prova dos 400 metros livre na Olimpíada de Atenas, em 2004

Agencia Estado

18 de setembro de 2009 | 08h57

A francesa Laure Manaudou, campeã olímpica da prova dos 400 metros livre na Olimpíada de Atenas, em 2004, anunciou que está deixando as piscinas. A nadadora, de apenas 22 anos, fez a revelação ao jornal Le Parisien.

"Eu parei. Não foi uma decisão fácil de tomar, ela amadureceu pouco a pouco. Não a tomei como um impulso", explicou Laure, que depois justificou as razões da sua decisão. "Eu conquistei todos os títulos. Eu tive tudo que eu queria, ainda mais do que sonhei. Eu tenho todo o tempo para pensar sobre o meu futuro."

Laure Manaudou, que deu à França a sua primeira medalha de ouro na natação em uma Olimpíada desde a conquista de Jean Boiteux em 1952, afirmou que perdeu sua motivação depois que parou de trabalhar com o seu antigo treinador, Philippe Lucas, de quem se desligou em 2007.

"Ela fez a escolha certa ao decidir parar", opinou Lucas em entrevista ao site da revista francesa Le Point. "Finalmente, ela vai aproveitar alguma paz de espírito", acrescentou o treinador.

A nadadora francesa, que também conquistou três títulos mundiais, está parada desde janeiro e admitiu que só continuou a nadar recentemente para poder disputar a Olimpíada de Pequim, no ano passado, na competição em que terminou em último lugar a final dos 400 metros livre, ficou em sétimo nos 100 metros livre e foi eliminada nas provas qualificatórias dos 200 metros costa.

Na Olimpíada de Atenas, quatro anos antes, além de ouro na prova dos 400 metros livre, Laure Manaudou conquistou uma prata nos 800 metros livre e um bronze nos 100 metros costa, se tornando a segunda atleta francesa a ganhar três medalhas em uma única edição de Jogos Olímpicos. Em 2006, a francesa também entrou para a história ao quebrar o recorde mundial dos 400 metros livres, superando a marca da então recordista Janet Evans.

Tudo o que sabemos sobre:
nataçãoLaure Manaudou

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.