Natação dá primeira medalha ao Brasil nos Jogos da Juventude

Revezamento 4x100 m formado por Matheus Santana, Luiz Altamir Melo, Nathalia de Luccas e Giovana Diamante garante a prata

Estadão Conteúdo

17 de agosto de 2014 | 11h25

O Brasil conquistou neste domingo a sua primeira medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Nanquim, na China, e ela veio da natação. Na disputa do revezamento 4x100 metros livre misto, o quarteto formado por Matheus Santana, Luiz Altamir Melo, Nathalia de Luccas e Giovana Diamante garantiu a medalha de prata ao ficar na segunda colocação.

Com equipes formadas por dois homens e duas mulheres, a prova do revezamento misto não tem ordem determinada de nadadores, com os treinadores definindo quem cairá na piscina de cada vez. O Brasil optou por mesclar homens e mulheres, com Luiz Altamir sendo o primeiro nadar.

Quando entrou na disputa, Matheus Santana, o terceiro brasileiro a competir, a equipe do País estava apenas na sétima colocação. A revelação da natação brasileira, então, concluiu os seus 100 metros em segundo lugar. E a posição foi sustentada por Givoana Diamante, mesmo que a Austrália, a terceira colocada ao final da disputa, tenha concluído a prova com um homem.

Assim, Matheus Santana, Luiz Altamir Melo, Nathalia de Luccas e Giovana Diamante marcaram o tempo de 3min31s55 e ficaram na segunda colocação no revezamento 4x100 metros misto, atrás apenas da China, que fez 3min27s02. A equipe australiana ficou com a medalha de bronze, com 3min31s76.

Essa é a primeira medalha conquistada pela natação do Brasil na história dos Jogos Olímpicos da Juventude, pois em 2010, na primeira edição da competição, os competidores desse esporte não subiram ao pódio.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.