Natação da Turquia contrata técnico de Michael Phelps para Rio 2016

Bob Bowman vai ajudar a selecionar nadadores e a traçar estratégia para formar competidores

AE, Agência Estado

30 de abril de 2013 | 10h21

A Turquia anunciou nesta terça-feira a contratação do treinador de Michael Phelps para ser consultor do seu programa de natação para as edições de 2016 dos Jogos Olímpicos, que serão realizados no Rio, e de 2020, ainda com sede indefinida e que tem Istambul como uma das cidades concorrentes a organizá-los.

Bob Bowman, que treinou Phelps para conseguir o recorde de 18 medalhas de ouro e 22 no total na Olimpíada, vai ajudar a selecionar os nadadores e aconselhar a Federação Turca de Natação nas estratégias para desenvolver os competidores, explicou, nesta terça, o Ministério da Juventude e Esportes da Turquia.

A contratação faz parte da política turca para desenvolver atletas na natação e em outras modalidades olímpicas. O país nunca conquistou uma medalha na natação na história da Olimpíada.

A chegada do treinador acontece após a empresa de telefonia móvel Turkcel fechar um contrato para patrocinar a natação e o atletismo da Turquia. Segundo o ministério, a primeira tarefa de Bowman será selecionar os nadadores com potencial entre cerca de 200 mil jovens.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.