Nicholas Santos supera Cesar Cielo e faz novo índice

Atleta da Unisanta foi o mais rápido nos 50 metros borboleta em piscina curta, no Troféu José Finkel, e garante lugar no Mundial

Estadão Conteúdo

05 Setembro 2014 | 15h04

Atual campeão mundial dos 50 metros borboleta em piscina curta, Nicholas Santos fez índice para nadar a prova também no Mundial de Doha (Catar), em dezembro. Nesta sexta-feira, o atleta da Unisanta, ouro em Istambul/2012, foi o mais rápido das eliminatórias do Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro de Inverno, disputado em Guaratinguetá (SP).

Nicholas completou a prova em 22s63 e conseguiu seu segundo índice para Doha - ele está garantido nos 100 metros borboleta. "À tarde, o objetivo é baixar dos 22s13, que é o meu recorde sul-americano feito ano passado. Estou mudando o foco para os 100 metros já pensando nos Jogos Olímpicos. Continuo progredindo e acho que isso é fruto da seriedade com que encaro a natação", comentou.

Aos 34 anos, o veterano, que ganhou bronze nos 50 metros livre em 2004, vai para o seu quinto Mundial de Piscina Curta. Na final do Finkel, terá ao lado outro campeão mundial: Cesar Cielo, que venceu os 50m borboleta em piscina longa em Barcelona/2013 e também em Xangai/2011. Nas eliminatórias, o astro fez apenas o terceiro melhor tempo (23s25), atrás do seu colega de Minas, Henrique Martins.

Assim, o índice de Nicholas foi o único da manhã mais fraca do Finkel até aqui. Nos 200m medley, Thiago Pereira, com uma lesão na virilha, não nadou. O melhor tempo ficou com Henrique Rodrigues, do Pinheiros, que vai buscar o índice na final da tarde. Thiago Simon e Lucas Salatta também estão entre os favoritos.

Nos 50m borboleta para mulheres, Daiene Dias foi a mais rápida da manhã, seguida de Daynara de Paula, favorita a conseguir um índice na prova. Nos 400m, Miguel Valente foi o destaque da manhã.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.