No mesmo clube, Ana Marcela e Poliana têm técnico e locais de treinos diferentes

Representantes do Brasil na maratona aquática dos Jogos Olímpicos do Rio, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto desde o ano passado são companheiras de clube na Universidade Santa Cecília, a Unisanta, de Santos. Mas isso não significa que elas formem um time - só defendem a mesma bandeira. As duas seguem cada uma com seu técnico, treinando inclusive em cidades diferentes. Ana Marcela trocou o Sesi-SP, seu antigo clube, pela piscina da Unisanta. Poliana mantém a rotina de treinos no Clube Esperia, na zona norte de São Paulo.

Estadão Conteúdo

02 de março de 2016 | 16h52

"Treino em São Paulo porque meus pais são de lá. Minha mãe faz tudo para mim e eu não teria tempo de fazer comida e cuidar da casa", justifica Poliana, que é treinada pelo próprio marido, Ricardo Cintra.

Já Ana Marcela Cunha, que foi revelada pela Unisanta, no fim do ano passado voltou a Santos para trabalhar com o técnico Marcio Latuf, responsável por lapidá-la para seus primeiras grandes conquistas. Latuf recentemente se especializou em velocistas - revelou Matheus Santana -, mas aceitou o desafio de voltar a comandar a ex-pupila.

O início do trabalho está sendo promissor. No fim de semana passado, Ana Marcela foi bronze na etapa de Abu Dabi (Emirados Árabes Unidos) da Copa do Mundo, alcançando seu 17.º pódio seguido no Circuito Mundial. Havia o temor de que o fim da parceria com o técnico Fernando Possenti, que rendeu 16 medalhas consecutivas, pudesse impactar negativamente para a baiana, mas não foi isso que se viu.

Com Latuf, Ana Marcela segue entre as melhores do mundo, no mesmo patamar que Poliana Okimoto, prata em Abu Dabi. Mas que ninguém espere um "jogo de equipe" na Olimpíada: "Na hora de competir, cada por um si, não importa quem estiver do lado", diz Ana Marcela.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.