No sufoco, Coreia do Sul avança e pega Uruguai nas oitavas

Asiáticos terminam primeira fase em 2º lugar na chave. Nigéria é a terceira seleção africana a dar adeus à Copa

, O Estado de S.Paulo

23 de junho de 2010 | 00h00

DURBAN

Segunda colocada do Grupo B, a Coreia do Sul só pôde comemorar a vaga para as oitavas de final da Copa quando o árbitro encerrou o jogo contra a Nigéria. Afinal, os africanos brigaram pela classificação até o último minuto. Se tivessem conseguido tirar o 2 a 2 do placar, iriam para o mata-mata porque teriam vantagem no saldo de gols.

Como erraram muito nas finalizações, os nigerianos voltam para a casa, o que aumenta o risco de que nenhuma equipe africana avance às oitavas na primeira Copa realizada no continente.

Para os coreanos, em compensação, a classificação não deixa de representar uma marca importante: é a segunda vez que o país chega à fase eliminatória. A primeira foi em 2002, na Copa realizada na Coreia e no Japão.

A partida foi bastante disputada e teve erros graves de ambos os lados ? na defesa e no ataque. A Nigéria abriu o placar logo aos 12 minutos do primeiro tempo, com Uche. A Coreia do Sul virou, com Jung-Soo, aos 38 minutos, e Young Park, aos 4 do segundo, de falta. A Nigéria empatou com Yakubu, de pênalti, aos 24.

A Coreia do Sul terá como adversário o Uruguai, que terminou a fase classificatória na liderança do Grupo A. O confronto será realizado no próximo sábado, às 11 horas (Brasília), em Port Elizabeth.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.