No sufoco, meninas do vôlei brasileiro batem a Turquia

Seleção teve atuação irregular na estreia nos Jogos e precisou de cinco sets para conseguir superar a equipe turca

PAULO FAVERO, ENVIADO ESPECIAL, O Estado de S.Paulo

29 de julho de 2012 | 03h02

LONDRES - O Brasil sentiu o peso da estreia e perdeu dois sets para a Turquia, mas no tie-break impôs sua autoridade de campeão olímpico e garantiu uma vitória suada: 25/18, 23/25, 25/19, 25/27 e 15/12. Agora o time enfrenta na próxima rodada, amanhã, os Estados Unidos, que ontem venceram a Coreia do Sul por 3 a 1 (25/19, 25/17, 20/25 e 25/21). Derrotada pelo Brasil na final de Pequim há quatro anos, a equipe norte-americana é considerada a maior favorita à medalha de ouro.

"Vai ser um jogo muito duro. Elas podem chegar na final, assim como nós também podemos. Vamos treinar muito para corrigir nossos erros", disse a atacante Jacqueline.

A boa presença de torcedores no Earls Court ajudou a seleção a superar os momentos de irregularidade na partida, principalmente depois de ter jogado o quarto set pela janela. O Brasil chegou a ter oito pontos de vantagem e parecia caminhar tranquilo para fechar a partida em 3 a 1, mas uma absurda sucessão de erros mudou o cenário.

"Tivemos altos e baixos que não podem acontecer. Precisamos ganhar confiança para diminuir nossos erros", disse Paula Pequeno. "Mas o importante é que começamos o campeonato com o pé direito", afirmou a jogadora.

A seleção fez um primeiro set de alto nível e ganhou com tranquilidade. No segundo houve o primeiro apagão, e a equipe deixou a Turquia virar no final e fechar em 25 a 23. Depois de um início ruim na terceira parcial, o técnico José Roberto Guimarães colocou Fernanda Garay no lugar de Paula Pequeno para tentar melhorar a recepção. A troca deu certo, e o Brasil fez 2 a 1.

Veio o apagão no quarto set, o que deixou dúvidas em relação ao quinto. O time entraria abatido por ter perdido uma grande chance de liquidar a fatura em 3 sets a 1 ou colocaria a cabeça no lugar e confirmaria sua superioridade em quadra? Felizmente deu a segunda hipótese.

Ainda pelo Grupo B, a China venceu a Sérvia por 3 a 1. Pelo Grupo A, os resultados foram os seguintes: Japão 3 x 0 Argélia, Rússia 3 x 0 Grã-Bretanha.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.