Norte-americana perde ouro de Atenas-2004 por doping

Crystal Cox foi punida pelo COI oficialmente neste sábado. Ela disputou o revezamento 4x400m

Agência Estado

21 de julho de 2012 | 18h27

A atleta norte-americana Crystal Cox perdeu a medalha de ouro que conquistou na Olimpíada de Atenas, em 2004, por uso de doping. Neste sábado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) desclassificou oficialmente o resultado da corredora, que havia participado do revezamento 4x400m há oito anos.

Cox admitiu em 2010 que havia feito uso de esteroides anabolizantes, o que fez com que fosse suspensa por quatro anos e tivesse todos os resultados entre 2001 e 2004 anulados. Apesar da perda da medalha da atleta, o COI ainda não definiu se vai desclassificar toda a equipe norte-americana que conquistou o ouro no revezamento em Atenas. "Está nas mãos da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo) interpretar as regras, como até que ponto a desclassificação da atleta tem efeito nos resultados da equipe norte-americana", explicou o COI.

Crystal Cox participou das provas preliminares do revezamento em 2004, mas não da final, quando os Estados Unidos foram representados por Sanya Richards, Dee Dee Trotter, Monique Henderson e Monique Hennegan. Na ocasião, a Rússia ficou com a medalha de prata e a Jamaica com o bronze.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.